logo caretos

Caretos de Podence

MACEDO DE CAVALEIROS, BRAGANÇA, PORTUGAL

História

A origem desta tradição pode estar nos romanos, nas festas Lupercais. Os homens saíam às ruas meios nus, com peles de animais nas mãos. Sacudiam-nas, acertando nas mulheres para as tornarem fecundas.

O que são os caretos?

Os nossos caretos são, então, diabos encarnados que saem à rua para fazerem maldades e assaltarem garagens e caves para chegarem aos fumeiros e às garrafeiras. O careto é também viril, jovem e assanhado, por isso corre atrás das raparigas solteiras. Agarra-as de lado, numa espécie de abraço “agressivo”, e salta freneticamente, girando a cintura para que os chocalhos lhes acertem nas nádegas. A isto chama-se chocalhar.

historia

O Fato

O careto veste-se de forma colorida, de amarelo, verde e vermelho. O fato é feito a partir das colchas e tapetes tradicionais portugueses.À cintura, o careto usa um cinto de couro com os chocalhos de latão, 12 se for rico, 8 se for pobre. Na mão fica a bengala, para ajudar no equilíbrio quando salta.Na cara usa uma máscara que pode ser de latão, cabedal ou madeira, pintada de preto ou vermelho. O nariz é pontiagudo e tem aberturas para os olhos e boca.

fato

O Festejo

O careto sai à rua no carnaval, na transição do inverno para a primavera, porque tem poderes para limpar as terras e trazer fertilidade. O careto sai à rua do domingo à terça-feira de carnaval, saltando e gritando numa língua própria. Na quarta feira de cinzas termina o ritual, quando todos vão à missa sem o fato, e só se ouvirão chocalhos no ano seguinte. O entrudo dura de sábado a terça-feira, e a queima do entrudo faz-se de na segunda e na terça.

festejo

Decoração das ruas

ruas_1 ruas_2 ruas_3 ruas_4