O QUE SÃO?

Desde a altura em que foram descobertos os primeiros dinossauros, em finais do século XVIII, que estes estranhos animais fascinam o homem, quer pela sua diversidade de formas, quer pelas gigantescas dimensões que alguns deles atingiram.


Estes fascinantes animais surgiram, no período Triássico, há 230 milhões de anos, e pode-se afirmar que foram a forma de vida superior dominante na terra durante mais de 150 milhões de anos, tendo-se extinguido no final do período Cretácico, há aproximadamente 65 milhões de anos, ao que tudo indica devido à colisão de um enorme meteorito com o planeta terra.

No entanto, a aventura na terra destes fascinantes animais não acabou totalmente, pois os seus descendentes directos continuam por cá em grande número e variedade: as aves!


Vestígios em Portugal

Portugal, a nível Europeu, é um dos países mais ricos em vestígios de dinossauros, especialmente do período Jurássico, tendo sido encontrados até agora mais de 20 géneros diferentes de dinossauros.

Além de ossos fossilizados, possuímos também diversas e notáveis jazidas com pegadas de dinossauros, várias delas classificadas como monumentos naturais.

Por exemplo as pegadas de aurópodes presentes na Pedreira do Galinha, no Parque Natural de Serras d'Aire e Candeeiros, com cerca de 20 pistas diferentes, duas das quais entre as mais longas do mundo.

Em Pourtgal foram encontrados vestígios de dinossauros no Algarve e na faixa litoral, entre Sesimbra e Aveiro. É de realçar, em termos de número de achados, especialmente de ossos fósseis, as formações do Jurássico da região Oeste, nomeadamente nos municípios de Torres Vedras e Lourinhã.

Em seguida descrevemos alguns dinossauros encontrados em Portugal, incluindo géneros pertencentes aos principais grupos de dinossauros: Terópodes (dinossauros carnívoros bípedes), Saurópodes (os gigantescos herbívoros de pescoço e cauda compridos) e os Ornitísquios (restantes dinossauros herbívoros bípedes ou quadrúpedes).