jazz banner

Chick Corea

Vida E Obra

chick corea

Armando Anthony "Chick" Corea nasceu no estado de Massachusetts, nos Estados Unidos, em 1941. Ganhador de 23 prêmios do Grammy e indicado mais de 60 vezes ao longo de uma carreira de mais de 50 anos, ele se estabeleceu como um dos principais pianistas de jazz nos anos 1960.

Com o tempo, tocou com alguns dos maiores nomes do gênero, como Stan Getz e Herbie Mann. Ao se juntar à banda de Miles Davis, fez parte do nascimento do jazz fusion, que misturava o jazz com rock, funk e R&B. Depois, formou grupos próprios, como o Return to Forever e a Chick Corea Elektric Band. Um de seus discos mais recentes, "Antidote", gravado com a Spanish Heart Band, ganhou o Grammy de melhor álbum de jazz latino em 2020.

Traçar o perfil de lendas do jazz é tarefa condenada a fracassar. No caso de Chick Corea, os tentáculos e ramificações da sua música e influência são de tal forma abrangentes que qualquer tentativa de os mapear de forma detalhada daria, no mínimo, forma a um livro. A sua carreira foi tão profícua que lhe valeu 65 nomeações e 23 atribuições de GRAMMYs, números que o tornam o quarto artista mais nomeado de sempre em toda a história do troféu. E como se não bastasse, arrecadou ainda três GRAMMYs latinos, mais do que qualquer outro artista na categoria Melhor Álbum Instrumental.

album chick corea - The Montreux Years album chick corea - Now he sings, Now he sobs

Chick Corea foi indubitavelmente um dos grandes pianistas do jazz nos últimos 60 anos, tendo infelizmente falecido no último 9 de Fevereiro, aos 79 anos, devido a uma forma rara de cancro. A notícia foi divulgada pela família através de uma publicação nas redes sociais, em que também é revelada a última mensagem do músico, que expressa que “a [sua] missão foi sempre trazer a alegria de criar onde quer que pudesse” e que a riqueza da sua vida foi “tê-lo feito com todos os artistas que tanto admirava”.

album chick corea - Ligh as a Feather album chick corea - Return to Forever

Chick Corea nasceu em Chelsea, Massachusetts, em 12 de junho de 1941, de ascendência italiana. Seu pai, um trompetista de jazz, o introduziu ao piano aos quatro anos de idade. Crescendo cercado por jazz, ele foi influenciado por lendas como Dizzy Gillespie, Charlie Parker, Bud Powell e outros. Aos oito anos, ele também começou a tocar bateria, o que mais tarde influenciaria seu estilo no piano. Corea desenvolveu suas habilidades musicais de forma autodidata, mas também recebeu influência do pianista de concertos Salvatore Sullo, que lhe ensinou música clássica e despertou seu interesse pela composição. Além disso, Corea era um membro ativo do corpo de tambores e cornetas chamado St. Lancers Escarlate Rosa em Chelsea.

Desde jovem, Corea começou a tocar em shows e apreciava a música da banda de Herb Pomeroy. Ele formou seu próprio trio e tocava música de Horace Silver em clubes de jazz locais. Eventualmente, ele se mudou para Nova York, onde estudou música na Universidade Columbia e, posteriormente, na Escola Juilliard. No entanto, ele abandonou ambos os programas por achá-los insatisfatórios, optando por continuar sua carreira musical em Nova York.

O músico Chick Corea iniciou sua carreira profissional nos anos 1960, colaborando com artistas como Mongo Santamaria, Willie Bobo, Herbie Mann, entre outros. Em 1966, lançou seu álbum de estreia, "Tons para os Ossos de Joan," e dois anos depois, lançou o aclamado álbum de trio "Agora Ele Canta, Agora Ele Mata" com Roy Haynes e Miroslav Vitouš. Em 1968, Corea começou a gravar e tocar com Miles Davis, contribuindo para vários álbuns, incluindo "Filles Kilimanjaro" e "Cadelas Brew." Sua participação na banda de Davis continuou até 1970. Em seguida, Corea formou o grupo de free jazz "Círculo" com Dave Holland, Anthony Braxton e Barry Altschul. Ele também gravou improvisações solo para piano. Nessa fase, ele começou a valorizar a comunicação com o público, uma descoberta que moldou sua abordagem musical.

imagem de Chick a falar com o publico

Fusion Jazz

Prémios e Nomeações

A banda "Return to Forever", nomeada após o álbum homônimo de 1972, começou com uma abordagem que combinava instrumentação acústica e eletrônica e tinha uma influência musical hispânica mais proeminente do que o rock.

Seus membros iniciais incluíam Flora Purim nos vocais e percussão, Joe Farrell na flauta e saxofone soprano, Airto Moreira na bateria e percussão, e Stanley Clarke no contrabaixo acústico.

Posteriormente, o grupo evoluiu, incorporando elementos de música latina com uma abordagem mais orientada para o rock e funk, influenciada, em parte, pela música de John McLaughlin e sua banda Mahavishnu Orchestra.

Esta segunda encarnação da banda gravou o álbum "Hino da Sétima Galáxia" antes de Al Di Meola substituir Bill Connors. Di Meola participou de outros álbuns notáveis, como "Onde eu te conheci antes," "Sem Mistério" e "Guerreiro Romântico."

Chick Corea, renomado músico de jazz e fusion, conquistou diversos prêmios ao longo de sua carreira, incluindo 22 prêmios Grammy e o prestigioso Prêmio NEA Jazz Masters. Em 2016, ele entrou para o DownBeat Jazz Hall of Fame e, em 2020, recebeu o Polar Music Prize. Seus inúmeros reconhecimentos incluem prêmios ao longo da carreira e homenagens em festivais de jazz. Chick Corea é amplamente celebrado por suas contribuições excepcionais para o mundo da música.