Arctic Monkeys foi uma das primeiras bandas a chamar a atenção pública na internet, causando um grande impacto, pela forma como as bandas pelo mundo promovem seu trabalho.
O grupo venceu sete prêmios Brit Awards – incluindo a categoria "Melhor Grupo Britânico" e três de "Melhor Álbum Britânico" – e foram também nomeados para três Grammy Awards.Venceram ainda um Mercury Prize em 2006 com o disco de estreia. A banda já foi cabeça de cartaz em vários festivais pelo mundo, incluindo o de Glastonbury, em 2007 e 2013.
O disco de estreia foi o que vendeu mais rápido na história das bandas de sucesso britânicas e, em 2013, a revista Rolling Stone o nomeou como o 30º melhor álbum de todos os tempos.
MEMBROS DA BANDA
Sob o nome "Bang Bang", tocavam versões cover de bandas como Led Zeppelin e cantavam com sotaque de Sheffield. Após Alex assumir-se como vocalista e escritor de canções, mudaram o nome da banda para "Arctic Monkeys", tirado de um grupo do qual o pai do baterista Matt Helders fez parte nos anos 70. Segundo Turner, o nome foi passado de geração em geração, como uma receita.
Alex Turner
Voz e Guitarra
Matt Helders
Bateria e Backing Vocal
Jamie Cook
Guitarra
Nick O'Malley
Baixo e Backing Vocal
DISCOGRAFIA
Até um perfil da banda no site MySpace foi criado, tudo sem que os próprios membros estivessem cientes. Graças a essa divulgação viral pela grande rede, logo não apenas os amigos, mas centenas de pessoas cantavam todas as letras nos concertos.
Em 2004, sua popularidade chamou a atenção da BBC Radio One e da imprensa britânica. Mark Bull, um fotógrafo amador local filmou uma apresentação ao vivo e fez o videoclipe para "Fake Tales Of San Francisco", lançando-o no seu site, juntamente com a coletânea Beneath The Boardwalk.
Em maio de 2005 a banda lançou seu primeiro EP, Five Minutes with Arctic Monkeys, com apenas 1500 cópias em CD e 2000 em vinil de 7", mas também disponível na iTunes Music Store. Em junho assinaram contrato com a Domino Records.
The Car
2022
Tranquility Base Hotel & Casino
2018
AM
2013
Suck It and See
2011
Humbug
2009
Favourite Worst Nightmare
2007
Whatever People Say I Am, That's What I'm Not
2006