logo tv chelas
Sam The Kid

Sam The Kid

Samuel Mira, conhecido como Sam The Kid, nasceu em Chelas, a 17 de julho de 1979 e é um dos mais influentes rappers do panorama nacional de hip-hop. Para além de rapper e compositor, é também um compositor e um produtor muito talentoso e inovador conhecido pela sua habilidade técnica, rimas poéticas e produções.

Música

Beats vol.1: Amor - 2002

Editado pela Loop Recordings, o disco foi idealizado como a banda sonora da história de amor entre os seus pais. A capa foi desenhada por Cesária Martins e o álbum é uma manta de retalhos que inclui jazz, soul, hip-hop, música portuguesa e MPB, mas também uma variedade de outros sons.

Beats vol.1: Amor

Além de excertos de filmes pornográficos e material televisivo, o álbum inclui gravações de momentos privados do quotidiano do artista. Um aspeto fundamental deste projeto, resume-se aos títulos das canções. Da primeira faixa (“Beleza”) até a última (“O Amor Não Tem Fim”), passamos por todas as fases do amor.

Pratica(mente)

Pratica(Mente) - 2006

Editado pela Ede, é considerado um dos álbuns mais importantes do hip-hop português. À semelhança do que tinha acontecido no seu álbum anterior, Sam The Kid voltou a dar protagonismo à técnica de sampling na construção da narrativa usando telefonemas ou excertos de entrevistas em programas televisivos. O produtor também inseriu samples das vozes da sua irmã e mãe, Catarina Mira e Isabel Mira.

A capa do disco foi composta com base numa coleção de retratos de Sam The Kid, dos seus amigos de Chelas e de artistas que participaram no álbum. Estes retratos foram tirados nas cabines fotográficas do Metro de Lisboa. Este foi o primeiro álbum gravado fora do “quarto mágico”, o seu quarto em Chelas.

Mechelas - 2018

Mechelas

Caixa de Ritmos - 2020

Caixa de Ritmos

Um Café E a Conta - 2021

Capa do àlbum Capa principal Contracapa do álbum
Ver mais