Nunca Mates o Mandarim são um projeto nascido, mas sempre por existir, pela mão de três músicos portuenses com algum tempo para matar. Mascando o poético e o mundano, formados pela cidade rugosa onde cresceram e por todos os que optam pelo Português, desde Eça ao Pimba, esta ficha tripla de indie-pop-rock almeja, um dia, cruzar-se com uma letra sua grafitada numa parede da baixa do Porto.
A banda criada por três portuenses, João Amorim (vocalista), Manuel Dinis (baixista) e João Campelo (baterista) teve início em 2022 com o lançamento do single “Marie”. Os “Mandarins” não pararam por aí, lançando o single “Donos da Terra” no mesmo ano e o EP “Parou P'ra Ver” no ano seguinte. “Parou P'ra Ver” conta com músicas icónicas como “Crochê” e “Pimba e Poncha”.
Em 2024 publicaram o EP “Nunca Mates o Mandarim Cantam os Clássicos” que conta com quatro covers de clássicos da música portuguesa. Atualmente contam com mais de 20 mil ouvintes mensais no Spotify e brevemente lançarão o seu aguardado primeiro àlbum, antecedido pelos singles já lançados, “Boulevard 61” e “Casa de Apostas”.