SIGUR RÓS

A BANDA QUE INVENTOU A PROPRIA LÍNGUA.

Os sigur rós definiram também o seu próprio estilo, sendo considerados uma das bandas mais únicas de sempre!

0s SIGUR RÓS são uma banda islandêsa de prog e post rock revolucionária pelo seu estilo etério. A sua música é descrita como causadora de uma sensação flutuante e onírica.

A sua distinção deve-se também à criação de uma língua, que usam em vários dos seus projetos.

VONLENSKA (ou esperancês) é a linguagem inventada pela banda, um ‘gibberish’ sem significado nem sentido semântico, com objetivo de deixar o ouvinte atribuir o seu próprio significado à música.

A banda surgiu em 1994, depois de uns amigos de secundário decidirem juntar-se para mudar o mundo da música.

MEMBROS DA BANDA

Atualmente, a banda é constituída por apenas estes três membros, apesar de já terem por ela passado outros. Jonsí e Goggi são membros originais, mas Dýrasson viria a juntar-se mais tarde em 1998, substituindo o ex-baterista Àgúst.

Goggi

Baixista

Jonsí

Guitarrista e vocalista

Dýrasson

Baterista

DISCOGRAFIA

A banda produziu 6 álbuns, sendo os mais populares “Von”, “Ágætis byrjun” e “()”.

VON

Em 1997, o primeiro CD, Von (em português: "esperança") foi lançado comercialmente apenas na Islândia. No ano seguinte, foi lançada uma coletânea remixada, chamada de Von brigði. O nome é, na verdade, uma brincadeira com as palavras em islandês: Vonbrigði significa "decepção", mas Von brigði significa "variações do Von". O álbum é também conhecido por um nome alternativo em inglês, Recycle Bin.

AGAETIS BYRJUN

O reconhecimento veio com o segundo álbum de 1999. A crítica aclamou-o como um dos melhores álbuns de todos os tempos, comparando a banda com gigantes da música, como Radiohead. Três músicas, Ágætis Byrjun, a música-título, o primeiro single, Svefn-g-englar e a então inédita Njósnavélin foram trilha do filme Vanilla Sky. Suas músicas também apareceram na série 24 Horas e no filme The Life Aquatic with Steve Zissou, e ainda em um filme da BBC, The Girl in the Café.

()

Em 2002, o antecipado terceiro álbum () foi lançado. Nem o álbum, nem canções possuíam título, sendo cada uma das músicas: "untitled no. 1", "untitled no. 2", etc. A banda acabou batizando-as com os nomes utilizados cotidianamente no trabalho da banda. Todas as canções do álbum foram escritas em vonlenska. Supôs-se que o ouvinte é quem deveria criar um significado particular para as letras e escrevê-lo nas páginas em branco do encarte do disco.