Ballet

Olá! Seja bem vindo ao mundo do ballet! Para tornar mais real a sua entrada neste palco virtual, acompanhe-a com um pouco de música!

História do Ballet

Ballet é o nome dado a um estilo de dança que apareceu pela primeira vez nas cortes da Itália Renascentista, durante o século XV, e que se desenvolveu ainda mais na Inglaterra, Rússia e França, como uma forma de dança de concerto. As primeiras apresentações diante da plateia eram feitas com o público sentado em galerias, disposto em três lados da pista de dança, e acompanhadas por música clássica.

O ballet é um tipo de dança influente a nível mundial que possui uma forma altamente técnica e um vocabulário próprio. Este género de dança é muito difícil de dominar e requer muita prática, sendo ensinado em escolas próprias em todo o mundo. Em muitos casos, o ballet é influenciado por culturas de diferentes países, dando origem a novos estilos. É um estilo de dança equilibrado que incorpora técnicas fundamentais para muitas outras formas de dança. A sua forma mais conhecida é o ballet romântico, que valoriza a bailarina em detrimento de qualquer outro elemento, dando destaque ao trabalho de pontas, fluidez e movimentos acrobáticos precisos.

O meu percurso na dança

Entrei para o Ballet com apenas 3 anos e, logo desde essa altura, me apeguei à dança. Já completei todos os graus gerais, quer de clássico (pela Royal Academy of Dance), quer de moderno (pela Imperial Society of Teachers of Dancing). Estou agora nos graus vocacionais, que me possibilitam um maior aperfeiçoamento da técnica. Para além disso, tenho outras aulas que complementam a minha formação, tais como, dança contemporânea, sapateado, reportório e barra no solo.

Desde que entrei para o ballet, frequento a Escola de Dança de Ermesinde, que me tem proporcionado tudo o que necessito para uma boa formação a nível da dança e, um pouco, das artes dramáticas. Clique na imagem para mais informação sobre a escola.