

O CINANIMA é um festival de cinema de animação que, desde a sua primeira edição em 1976, tem desenvolvido uma actividade regular na divulgação desta forma cinematográfica e dos seus autores.
Já falta pouco para começarem as grandes sessões cinemáticas do seu festival de animação favorito que se realiza entre os dias 6 e 12 de novembro!
Inserido nas atividades ao longo do ano, o CINANIMA apresenta o ciclo Animação às Cinco, dedicado a longas-metragens destinadas a um público mais adulto, que terá periodicidade mensal. O filme de março é “Persépolis”, da iraniana Marjane Satrapi e do francês Vincent Parannaud, baseado na graphic novel autobiográfica da primeira.
Esta obra multipremiada conta a história da revolução islâmica no Irão de 1979 vista por uma jovem que tem conversas com Deus e Karl Marx, que sonha ser profeta e é obrigada a usar o véu, mas sem deixar de vestir um blusão punk e de ouvir Iron Maiden, inconformada com a mudança cultural no seu país.
É com enorme orgulho que o CINANIMA anuncia, mais uma vez, que filmes vencedores no Festival se encontram na corrida para o Oscar da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. “Blind Vaysha”, de Theodore Ushev, foi nomeado para o Oscar de Melhor Curta-metragem de Animação. Relembramos que este filme foi galardoado com o Prémio para a Melhor Curta-metragem entre 5 e 24 minutos, no CINANIMA 2016.
Na 40ª Edição do Festival foi ainda exibida a longa-metragem “The Red Turtle”, de Michael Dudok de Wit, que concorre ao Oscar na categoria de Melhor Longa-metragem de Animação. Os galardões serão entregues a 26 de janeiro em Los Angeles.