Dinossauros

em

Portugal

A 1ª forma de vida superior

Desde a altura em que foram descobertos os primeiros dinossauros, em finais do século XVIII, que estes estranhos animais fascinam o homem, quer pela sua diversidade de formas, quer pelas gigantescas dimensões que alguns deles atingiram.

Estes fascinantes animais surgiram, no período Triássico, há 230 milhões de anos, e pode-se afirmar que foram a forma de vida superior dominante na terra durante mais de 150 milhões de anos, tendo-se extinguido no final do período Cretácico, há aproximadamente 65 milhões de anos, ao que tudo indica devido à colisão de um enorme meteorito com o planeta terra.

dinossauro

No entanto, a aventura na terra destes fascinantes animais não acabou totalmente, pois os seus descendentes directos continuam por cá em grande número e variedade.

Em Portugal

Portugal, a nível Europeu, é um dos países mais ricos em vestígios de dinossauros, especialmente do período Jurássico, tendo sido encontrados até agora mais de 20 géneros diferentes de dinossauros.

Além de ossos fossilizados, possuímos também diversas e notáveis jazidas com pegadas de dinossauros, várias delas classificadas como monumentos naturais.

Pegadas

A título de exemplo citaremos duas das mais conhecidas como sejam as pegadas de saurópodes presentes na Pedreira do Galinha, no Parque Natural de Serras d’Aire e Candeeiros, com cerca de 20 pistas diferentes, duas das quais entre as mais longas do mundo, e também a jazidas de Pedra da Mua e Lagosteiros, junto ao Cabo Espichel, com várias pistas de dinossauros Saurópodes, Terópodes e Ornitísquios.

Em Portugal foram encontrados vestígios de dinossauros no Algarve e na faixa litoral, entre Sesimbra e Aveiro. É de realçar, em termos de número de achados, especialmente de ossos fosseis, as formações do Jurássico da região Oeste, nomeadamente nos municípios de Torres Vedras e Lourinhã.

Lenda de Nossa Senhora da Pedra da Mua

De referir, a titulo de curiosidade, uma lenda associada às pegadas de dinossauro da Pedra da Mua – Lenda de Nossa Senhora da Pedra da Mua - segundo a qual em 1410, foi avistada a Virgem Maria a subir a arriba montada numa mula, tendo as pegadas da mula ficado impressas na rocha.

No cimo do promontório foi construída uma Ermida, no interior da qual existe um painel de azulejos com a representação da lenda. Só no inicio do século XX as pegadas foram reconhecidas como pegadas de dinossauros, tendo a lenda caído em esquecimento, a partir daí.

Saber mais

Espécies

Em seguida, descrevemos alguns dinossauros encontrados em Portugal, incluindo géneros pertencentes aos principais grupos de dinossauros:

- Terópodes – dinossauros carnívoros bípedes, Saurópodes – os gigantescos herbívoros de pescoço e cauda compridos;
- Ornitísquios – restantes dinossauros herbívoros bípedes ou quadrúpedes.

Pegadas

Pedreira do Galinha

triangulo

No local onde hoje se encontram as pegadas de dinossáurio funcionava uma pedreira, a Pedreira do Galinha.

Em 4 de Julho de 1994, João Carvalho, da Sociedade Torrejana de Espeleologia e Arqueologia, descobriu as pegadas que viriam a transformar a pedreira no monumento actual.
O Museu Nacional de História Natural cria um grupo de trabalho que realiza dois relatórios que servem para demonstrar às entidades oficiais e científicas, a importância paleontológica do achado e consequente criação do monumento.

Em 2002 é criado o Jardim Jurássico que tem o objectivo mostrar aos visitantes plantas actuais de grupos botânicos característicos no Mesozóico, a "Era dos Dinossáurios", e o Aramossáurio.

O monumento é aberto ao público em 1 de Março de 1997 e no mesmo ano é aberto o primeiro circuito autónomo de visita e de interpretação da jazida.

O parque possui ainda uma área de animação, um Centro de Animação Ambiental, um parque de merendas, um grande painel ilustrativo da evolução da vida na Terra ao longo do tempo geológico e diversos painéis informativos ao longo dos cerca de 1000 metros do seu percurso.

Os 20 trilhos existentes são os maiores e os mais antigos trilhos de saurópodes de que há conhecimento (175 milhões de anos) mas também, dos mais bem conservados, sendo compostos por mais de 1000 pegadas.

Pedra da Mua - Cabo Espichel

Informações

triangulo

Lenda da Nossa Senhora da Pedra da Mua: esta jazida tem uma lenda associada às pegadas de dinossauro – Lenda da Nossa Senhora da Pedra da Mua - segundo a qual em 1410, foi avistada a Virgem Maria a subir a arriba montada numa mula, tendo as pegadas da mula ficado impressas na rocha.

No cimo do promontório foi construída uma Ermida, no interior da qual existe um painel de azulejos com a representação da lenda. Só no inicio do século XX as pegadas foram reconhecidas como pegadas de dinossauros, tendo a lenda caído em esquecimento, a partir daí.

pedra da mua

Espécies

folhas

Dinheirosaurus lourinhanensis

Dinheirosaurus lourinhanensis

O dinossauro mais comprido encontrado até agora em Portugal

Dinossauro de grandes dimensões que, à semelhança dos restantes saurópodes, possuía uma cauda e pescoço bastante compridos e uma cabeça relativamente pequena, tendo em conta as enormes dimensões do seu corpo.

Dinheirosaurus lourinhanensis

Classificação

Saurópode

Dimensões

calcula-se que poderia ter cerca de 25 metros de comprimento

Alimentação

herbívoro

Distribuição

Portugal

Período

Jurássico Superior – há aproximadamente 150 milhões de anos

Dinheirosaurus lourinhanensis

Pensa-se que viveria em grupo e passaria a maior parte do dia em busca e a consumir grandes quantidades de vegetação.

Este, deverá ser aparentado com os Diplodocus, saurópodes de grandes dimensões.

Foi descoberto na década de 1980 na zona da Praia de Porto Dinheiro, concelho da Lourinhã – derivando desse facto o significado do seu nome.

Junto aos seus ossos fósseis foi encontrada mais de uma centena de gastrólitos – pedras que alguns dinossauros engoliam para facilitar a digestão dos alimentos (à semelhança do que fazem algumas aves actualmente).

Os seus ossos fósseis podem ser vistos no Museu da Lourinhã.

folhas

Hypsilophodon sp.

Hypsilophodon sp.

Ágil e veloz

Um pequeno dinossauro bípede que, de acordo com a sua delicada estrutura óssea, se julga seria ágil e veloz, características importantes para conseguir fugir dos predadores existentes na época.

Hypsilophodon sp.

Classificação

Ornitísquio : Ornitópode

Dimensões

cerca de 2,3 metros de comprimento, 1,2 metros de altura e aproximadamente 70 Kg de peso.

Alimentação

herbívoro

Distribuição

Portugal, Inglaterra, Espanha e EUA

Período

Jurássico Superior – há aproximadamente 150 milhões de anos e Cretácico Inferior – há aproximadamente 130 milhões de anos

Hypsilophodon sp.

Possuía braços curtos com mãos com 5 dedos, pernas longas e uma cauda comprida e rígida que se julga ter podido servir como um estabilizador em viragens e manobras bruscas em velocidades elevadas.

Em Inglaterra, na Ilha de Wight, foram encontrados vários esqueletos fossilizados próximos uns dos outros e, devido a esse facto, pensa-se que este dinossauro deverá ter vivido em grupos de vários indivíduos.

Em Portugal foram encontrados fósseis deste dinossauro no Jurássico Superior, na zona da Lourinhã e, no Cretácico inferior, na zona do Cabo Espichel.

Foi um dos primeiros dinossauros descobertos, em meados do século XIX, em Inglaterra.

folhas

Iguanodon sp.

Iguanodon sp.

Um dos mais abundantes na época em que existiu

Era um dinossauro robusto que tanto podia adoptar a postura bípede como quadrúpede.
Possuía um bico córneo mas, na parte posterior da boca, numerosos dentes que serviam para triturar os alimentos.

Iguanodon sp.

Classificação

Ornitísquio : Ornitópode

Dimensões

cerca de 9 metros de comprimento e aproximadamente 4,5 toneladas de peso.

Alimentação

herbívoro

Distribuição

Portugal, Inglaterra, Alemanha, Bélgica, Espanha e EUA

Período

Cretácico Inferior – há aproximadamente 130 milhões de anos.

Iguanodon sp.

Uma das características deste dinossauro era possuir, nos membros anteriores, mãos com 4 dedos e um espigão, localizado aproximadamente no lugar do dedo polegar, que se julga poder ter servido como arma defensiva e/ou como auxiliar na colheita de vegetação.

Foi um dos primeiros dinossauros descobertos, em Inglaterra, no inicio do século XIX.

Em Portugal foram descobertos alguns dentes e ossos fósseis, no Cretácico inferior, na zona do Cabo Espichel. Alguns dos ossos e dentes fósseis de Iguanodon encontrados em Portugal podem ser vistos no Museu Geológico, em Lisboa.

Design by Pedro Guimarães - Nº20 - 12ªB1