Call For Movies - Cartaz
Call For Movies - Cartaz

Os Caminhos do Cinema Português são um festival generalista de cinema focado na cinematografia contemporânea portuguesa, sendo um evento singular em Portugal, pela forma como promove a exibição, discussão e a prática cinematográfica – através da realização de concursos e outras atividades.

História do festival
Ilustração - Notícias
Ilustração - Notícias

DESTAQUES

23 DE NOVEMBRO

Chegados ao último dia da XXV edição do Festival Caminhos do Cinema Português, o Teatro Académico Gil Vicente será palco de uma cerimónia de encerramento às 21:45 com a participação da banda RAGS da Tuna Académica da Universidade de Coimbra.

A Big Bang Rags surgiu no seio da Tuna Académica da Universidade de Coimbra em 1995, pela mão do seu então director artístico André Granjo. Consistindo originalmente num grupo de Ragtime com cerca de dez músicos, ao longo dos anos foram-se juntando mais elementos e foi gradualmente surgindo o formato de Big Band, formalizado em 1999, e que se mantém até hoje. Conhecida pelo seu estilo irreverente e pelo entusiasmo em palco, a Big Band Rags hoje dedica-se maioritariamente ao jazz e à música ligeira, incluindo ainda no seu repertório alguns êxitos do funk, soul e da música portuguesa.

Destaques 23 de novembro

ALVA

DE IVO COSTA

Alva, a primeira longa-metragem de ficção de Ico Costa e vencedora de 3 prémios na XXV edição dos Caminhos do Cinema Português, estreia nos cinemas portugueses no dia 16 de janeiro 2020. O filme tem exibição em Coimbra nos Cinemas NOS do Alma Shopping.

Depois da estreia absoluta no Festival Internacional de Cinema de Roterdão e da exibição em vários festivais internacionais, este filme coproduzido pela Terratreme, Oublaum (PT), Un Puma (AR) e La Belle Affaire Productions (FR), foi rodado no interior de Portugal, nas margens do rio que lhe dá nome.

Alva de Ivo Costa
Ilustração - Testemunhos
Ilustração - Testemunhos

" A abrangência da programação do Festival, que inclui secções competitivas e não competitivas, retrospetivas, ações pedagógicas e de formação profissional, promovendo não apenas a exibição, mas também a discussão e a partilha de informação sobre os diversos géneros cinematográficos, é reveladora da qualidade de um evento que, dedicado ao cinema nacional, o consegue homenagear.

- Luís Chaby Vaz, Presidente do Conselho de Administração do Instituto do Cinema e Audiovisual IP

Luís Chaby Vaz

" Coimbra prepara-se para receber mais uma edição do festival Caminhos do Cinema Português, um momento significativo da programação cultural da nossa cidade. Em 2018, este evento, dinamizado em contexto académico, reafirma as suas extraordinárias características que o tornam um dos mais prestigiados festivais do país: as de promover, preservar, desenvolver e defender a produção cinematográfica de língua portuguesa.

- Carina Gomes, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Coimbra

Carina Gomes

" O Festival Caminhos do Cinema Português é um excelente exemplo de territorialização da oferta cultural, pela longevidade mas também pela qualidade da sua programação.

- Eduardo Ferro Rodrigues, Presidente da Assembleia da República (2018)

Eduardo Ferro Rodrigues

Design by Sofia Torres