CHALK FESTIVAL

rapariga

CHALK FESTIVAL

29 Out a 1 Nov 2021

O Festival

Acontece uma vez ao ano a oportunidade de se tornar parte integrante do processo criativo das belas artes. Do princípio ao fim, é possível testemunhar o maior encontro de artistas de renome do pavimento, a atuar utilizando a superfície da estrada como uma tela para desenvolver obras-primas de grandes dimensões em giz. Com início em 2010 e todos os anos desde então, Chalk Festival apresenta as pinturas de pavimento mais tridimensionais, alguma vez criadas num único local. Também em 2010, tornou-se o primeiro festival internacional de arte de pavimentação nos EUA.

Os artistas que criam estas pinturas de pavimento em 3D convidam os visitantes durante o festival a acompanhar diretamente a sua obra de arte - vendo uma parte de ilusão nas fotografias. Estes artistas surgem com ideias que fazem com que as imagens e o chão pareçam mergulhar para dentro ou elevar-se quando vistos de um ponto de vista particular.

Para além dos artistas de pavimento que viajam de todo o mundo, a organização do festival convida qualquer pessoa, de qualquer nível de habilidade, a inscrever-se como artista e trabalhar ao lado dos profissionais, criando as suas próprias pinturas de pavimento.

Outros artistas-intérpretes são convidados a inscrever-se e a ajudar a melhorar o tema. O festival inclui outras atividades como o Festival de Música de Pavimento, Camiões de Alimentação, Jardins de Cerveja, Vendedores, e áreas de arte interativa divertida para a família, inspirando os 'Young and Young-at-Heart' a criar mini-obras improvisadas ou rabiscos enquanto visitam o festival.

fita_cola
flores passaro
natureza sapo

A arte do giz

A expressão artística é algo que pode ser encontrado em todas as culturas a partir de todos os pontos da história. A expressão através da criação é uma parte fundamental da existência humana, e é uma força poderosa para unir as pessoas. A pintura de rua e a arte do giz tem uma longa e rica história e pensa-se que remonta à Itália do século XVI. Os artistas de rua de lá eram chamados 'Madonnari' e viajavam de festival em festival, atuando frequentemente como contrapartes visuais dos trovadores.

Viviam de moedas atiradas para um prato ao lado das suas obras de arte, uma tradição que se mantém no festival de giz, colocando recipientes ao lado do trabalho dos artistas. Contudo, a diferença aqui é que o dinheiro vai para a sobrevivência do festival, e o artista que mais moedas colecciona recebe o nosso People's Choice Cash Award. Tradicionalmente, os desenhos a giz têm um tema religioso. De facto, é aí que os Madonnari recebem o seu nome; a palavra é derivada de Madonna.

Os Madonnari tradicionais viajavam de cidade em cidade criando desenhos a giz em pequena escala com materiais limitados. Utilizaram giz, tijolo, carvão e pedras coloridas como meio de comunicação, e ganharam uma vida escassa. A chegada da Segunda Guerra Mundial e a desolação que trouxe com ela viu uma grande redução no número de Madonnari, e um número muito menor continuou a giz até ao ano de 1980.

Quando o Festival Internacional de Pintura de Rua em Grazie de Curtatone Itália começou, os Madonnari finalmente começaram a receber a atenção e o reconhecimento que mereciam. Foi então que a sua arte se tornou um fenómeno mundial, e estudantes de arte de toda a Europa viajaram para Itália para aprender a arte. Em 1980, Kurt Wenner tornou-se o primeiro artista americano a juntar-se às fileiras dos Madonnari e foi pioneiro na criação de desenhos a giz tridimensionais.

BILHETES

Últimas Notícias

tubarao

22 de Fevereiro de 2020

Museu de Ilusão 3D abre no dia 6 de março!

SABER +
jardim

3 de Novembro de 2019

'Jardim das Maravilhas' no Aeroporto de Venice

SABER +
ilusao

3 de Novembro de 2019

'Jardim das Maravilhas' no Aeroporto de Venice

SABER +

Últimos Eventos

halloween

FESTIVAL DO GIZ

De 29 de Outubro a 1 de Novembro de 2021

SABER +
homem

AVENIDA DA ARTE

De 23 de Maio a 30 de Setembro

SABER +