Shepard Fairey

Um artista de rua contemporâneo americano, designer gráfico, activista, ilustrador e fundador da OBEY Clothing.

Quem é?

Frank Shepard Fairey (nascido a 15 de Fevereiro de 1970) é um artista de rua contemporâneo americano, designer gráfico, activista, ilustrador e fundador da OBEY Clothing, que emergiu da cena do skate. Ficou conhecido pela sua campanha de autocolantes "Andre the Giant Has a Posse" (...OBEY....) enquanto frequentava a Rhode Island School of Design (RISD), que se apropriou de imagens do tablóide cómico do supermercado Weekly World News.

Tornou-se amplamente conhecido durante as eleições presidenciais americanas de 2008 para o seu cartaz "Esperança" de Barack Obama. O Instituto de Arte Contemporânea de Boston descreveu-o como um dos artistas de rua mais conhecidos e mais influentes. O seu trabalho está incluído nas colecções do The Smithsonian, do Los Angeles County Museum of Art, do Museum of Modern Art em Nova Iorque, do Museum of Contemporary Art San Diego, da National Portrait Gallery em Washington, D.C., do Virginia Museum of Fine Arts em Richmond, e do Victoria and Albert Museum em Londres.

Épocas Marcantes

Verão de 2009-A primeira exposição do museu de arte Fairey, intitulada Supply & Demand (como foi o seu livro anterior), teve lugar em Boston no Instituto de Arte Contemporânea.

Em 1989- Fairey criou a campanha de autocolantes "André o Gigante tem um Posse", que mais tarde evoluiu para a campanha "Obey Giant".

O que pretendia Shepard?

Fairey pretendia que a Obey Giant inspirasse a curiosidade e levasse as pessoas a questionar a sua relação com o seu ambiente. De acordo com o website Obey Giant, "O autocolante não tem significado mas existe apenas para levar as pessoas a reagir, a contemplar e a procurar significado no autocolante".