Bordados de Tibaldinho

separador

Certificação

Em 2012 a Junta de Freguesia de Tibaldinho procedeu ao registo da marca “Bordado de Tibaldinho” no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) sob o nº498948.
Em 2015 a Câmara Municipal de Mangualde em parceria com a Junta de Freguesia de Alcafache entenderam ser determinante para a preservação e proteção da identidade e especificidde do Bordado de Tibaldinho proceder à certificação do mesmo, assim, através da colaboradora Fernanda Mendes Pereira, procedeu-se à elaboração do Caderno de Especificações “Bordado de Tibaldinho”.
O Bordado de Tibaldinho - Mangualde é já o 8º Produto com selo da certificação de acordo com Dec. Lei 121/2015 – Sistema Nacional de Qualificação e Certificação de Produções Artesanais Tradicionais (SNQCPAT).

celo de certificação

Património Cultural e Imaterial

Entende-se por «Património Cultural e Imaterial» as práticas, representações, expressões, conhecimentos e aptidões, bem como os instrumentos, objetos, artefactos e espaços culturais que lhes estão associados, que as comunidades, os grupos e, sendo o caso, os indivíduos reconheçam como fazendo parte integrante do seu património cultural.
Esse património cultural e imaterial, transmitido de geração em geração, é constantemente recriado pelas comunidades e grupos em função do seu meio, da interação com a natureza e da sua história, incutindo-lhes um sentimento de identidade e continuidade, contribuindo desse modo, para a promoção do respeito pela diversidade cultural e pela criatividade humana.
Representando uma relevante medida de Salvaguarda para a proteção legal deste património singular, a Câmara Municipal de Mangualde, através da colaboradora Fernanda Mendes Pereira, procedeu à inventariação e Registo do Processo de confeção do Bordado de Tibaldinho no Inventário Nacional do Património Cultural e Imaterial.

borbabod_de_tibaldinho
materias_primas

Matérias Primas

O Bordado de Tibaldinho é uma Arte tradicional secular, elaborada artesanalmente, que se caracteriza por ser executado com linha da paleta do branco ao cru e em tecidos de algodão, meio linho e linho igualmente na mesma paleta de cor.
Tecidos – 100% Algodão branco, 100% Linho ou meio linho
Linhas – No bordado antigo usava-se linha de alinhavar (100%algodão) branca e linha de carrinho-branca para efetuar alguns crivos e óculos de rede. Atualmente as mais usadas são: 100% algodão ou/algodão mercerizado, nº5, 12, 14,16, 20 e 25.

Processo de Confeção

Para a realização de um Bordado tradicional de Tibaldinho é de utensílios da bordadeira, riscar a peça (desenhar no pano), abrir ilhós com tesoura, bordar, “tosquiar” o bordado do reverso, lavar a peça manualmente, corar ao sol, passar a ferro do reverso e aparar o recorte.