hamburguer

O FESTin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa é organizado pela ASCULP – Associação Cultura e Cidadania de Língua Portuguesa instituição sem fins lucrativos que se dedica à promoção e produção de atividades culturais, recreativas de cunho social, fomentando a interculturalidade, a inclusão social, a diversidade e o intercâmbio cultural.

A ASCULP também realiza a Mostra Cinema Brasileiro, mais antiga e permanente mostra em Lisboa dedicada a esta produção, realizada ininterruptamente ao longo de todas as edições do FESTin. A Mostra Cinema Brasileiro integra o recém-criado Fórum dos Festivais e Mostras de Cinema Brasileiro no Exterior, que reúne 11 (onze) festivais, mostras e iniciativas culturais de difusão do conteúdo audiovisual brasileiro realizados permanentemente fora do território brasileiro.

Além da organização anual do FESTin, a ASCULP também já realizou a 4ª Mostra de Cinema Dominicano, em Lisboa, e participou de diversas iniciativas culturais nos países da CPLP, como organizador, programador cultural e/ou júri. Em 2016, a ASCULP obteve o estatuto de ONGD (Organização não governamental de cooperação para o desenvolvimento) atribuído pelo Camões, I.P., pelos trabalhos realizados em prol da cultura e da inclusão social.

A ASCULP também funciona como uma incubadora de projetos de cunho sociocultural, tendo como papel principal oferecer suporte aos criadores para que eles possam desenvolver ideias e projetos inovadores e transformá-los em empreendimentos de sucesso. Uma incubadora pode oferecer, além de espaço físico, qualificação e treinamento, criação de network com outras associações e ONDGS, empresas, órgãos ou entidades governamentais, entre outros apoios. Uma das atividades incubadas pela ASCULP foi o MINIs – Festival Internacional de Cinema Infantojuvenil, que ocorreu pela primeira vez em junho de 2019, na cidade da Praia, em Cabo Verde.