Casa Tilt

Inovation
Design
Made in,

Portugal

Não existe uma data específica para o arranque da arquitectura contemporânea em Portugal. Os registos dos primeiros sinais que a identificam apontam para uma época ligeiramente anterior a 1950. No entanto, é sempre referenciado o acontecimento político do 25 de Abril de 1974 como data “oficial” a partir da qual foi impulsionada a corrente. O "Inquérito à Arquitectura Popular em Portugal" marcou a arquitectura contemporânea dos anos 60.

 Casa das Histórias
Casa das Histórias
Eduardo Souto de Moura © 2009

A arquitectura contemporânea cruza várias gerações em simultâneo que marcaram e continuam a marcar e subdividir a corrente actual, desde meados do século XX até aos nossos dias.


Jorge Ferreira Chaves, Manuel Taínha, Fernando Távora, Vítor Figueiredo, Álvaro Siza, Gonçalo Byrne, Eduardo Souto Moura e Carrilho da Graça caracterizaram-se pelo exercício da profissão desenvolvido em atelier próprio, atribuindo à arquitectura contemporânea o selo da individualidade. Individualidade arquitectónica que abriu alas a uma maior interacção interdisciplinar.

 Casa das Histórias
Casa no Estoril
Frederico Valsassina © 2007

"É necessário encontrar o equilíbrio certo entre o controle
da experiência espacial e uma liberdade para permitir que
as coisas aconteçam."
Siza Vieira

As obras de Álvaro Siza Vieira, Jorge Ferreira Chaves, Manuel Taínha, Fernando Távora, Eduardo Souto Moura, Nuno Teotónio Pereira, entre outros, surgem como referência da arquitectura contemporânea das décadas de sessenta, setenta e oitenta.

Eduardo Souto de Moura

ver mais

Álvaro Siza Vieira

ver mais

José Carrilho da Graça

ver mais