TRUE CRIME,

o que é?

Este termo significa algo como: “crime de verdade” ou “crime real”, mas mantém-se o uso da expressão inglesa por já ser muito reconhecido.
Ao contrário dos filmes e livros baseados em histórias reais, a intenção do true crime é trazer casos verdadeiros, expor os detalhes dos crimes e o decorrer das investigações.

Os títulos de true crime fazem parte de um género literário e cinematográfico de não-ficção no qual o autor examina um crime real e detalha as ações de pessoas verdadeiras.

O conteúdo dessas obras é, na sua maioria, documentos jornalísticos, tais como: entrevistas, áudios de processos, gravações feitas em tribunais, imagens da cobertura da imprensa dos crimes, entre muitos outros.

Uma tendência deste tipo de produção é a de dar voz aos criminosos e acusados, para que eles possam falar sobre seu lado da história e explicar a sua posição.

O crime mais retratado é o de assassinato, com uma boa parte dos títulos focando em um assassino em série, serial killer.

A abordagem varia entre análise do perfil do criminoso, o desenrolar do caso – com detalhes sobre as investigações – explicação do modus operandi (o método do criminoso), e até mesmo equívocos que possam ter acontecido no processo de análise do crime.

Como se trata da vida real, há casos que não apresentam nenhuma resolução concreta. O maior compromisso de um conteúdo true crime, portanto, não é chegar a uma resposta, mas sim expor a versão dos envolvidos – o que nem sempre é a verdade.

Descobre alguns dos maiores enigmas

da história do True Crime!

jornal e riscos