img1
CB1

História do Cinema da Batalha

120 Anos de cinema

​O Cinema Batalha, localizado na Praça da Batalha no Porto, tem uma história rica que remonta ao início do século XX. A exibição cinematográfica regular na cidade começou em 1906 com o Salão High-Life, um pavilhão instalado na Feira de São Miguel, onde hoje se situa a Rotunda da Boavista. Este projeto foi iniciado por Manuel da Silva Neves e Edmond Pascaud, que posteriormente fundaram a empresa Neves & Pascaud, marcante na história cinematográfica portuense. Em 1908, o Salão High-Life foi transferido para a Praça da Batalha, passando a chamar-se Novo Salão High-Life. Em 1913, adotou definitivamente o nome Cinema Batalha.

O edifício original foi demolido em 1944 para dar lugar a uma nova construção projetada pelo arquiteto Artur Andrade. Este novo edifício, de estilo Art Déco, foi inaugurado a 3 de junho de 1947. O Cinema Batalha desempenhou um papel importante na vida cultural do Porto, sendo palco de estreias e eventos significativos. No entanto, devido ao declínio da frequência e ao surgimento de novos espaços de exibição, encerrou em agosto de 2000. Após obras de reabilitação, reabriu em dezembro de 2022 como Batalha Centro de Cinema, oferecendo não apenas salas de exibição, mas também espaços dedicados à pesquisa e promoção da sétima arte.

imagem7iguess

História do Fantasporto e como como como como foi fundado

​O Fantasporto Festival Internacional de Cinema do Porto — é um dos mais prestigiados festivais de cinema de género do mundo, especialmente dedicado ao cinema fantástico, de terror e ficção científica. Foi fundado em 1981 por Mário Dorminsky, Beatriz Pacheco Pereira e José Manuel Pereira, tendo começado como a "Mostra Internacional de Cinema Fantástico". Desde então, o festival tem lugar anualmente no Porto, geralmente entre fevereiro e março. É organizado pela cooperativa Cinema Novo e conta com apoio estatal, incluindo do Ministério da Cultura de Portugal.​ O Fantasporto é reconhecido internacionalmente, tendo sido destacado pela revista Variety como um dos 25 festivais de cinema mais importantes do mundo . Em 2023, foi nomeado um dos "25 Festivais de Cinema Mais Fixes do Mundo" pela MovieMaker Magazine.