No MOTELX, os filmes são organizados em várias secções distintas que abrangem desde as mais recentes longas-metragens até curtas-metragens, passando por clássicos do género, propostas para o público mais jovem e documentários dedicados ao universo do terror.
Uma das principais inovações da 10.ª edição foi a introdução da primeira secção competitiva dedicada a longas-metragens, marcada pela criação do Prémio Méliès d’argent para a Melhor Longa Europeia.
Em estreita colaboração com distribuidoras nacionais e internacionais, o MOTELX afirma-se como o palco privilegiado para a promoção e divulgação das grandes obras do cinema de terror.
Todos os anos, o MOTELX dá vida a um vasto conjunto de actividades ligadas ao universo do terror, que vão muito além da simples exibição de filmes. Iniciativas e eventos paralelos contribuem para dinamizar não só os diferentes espaços do Festival, mas também a cidade de Lisboa, tornando-a, por breves dias, o epicentro da celebração do terror.
Desde 2013, integrado nas actividades de Warm-up que antecedem o Festival, o MOTELX exibe gratuitamente um filme ao ar livre no Largo de São Carlos, em Lisboa, oferecendo uma antevisão do ambiente único que marca cada edição.
Com o objectivo de estimular a criação de cinema de terror em Portugal, o MOTELX promove, desde cedo, workshops práticos dedicados a áreas como caracterização, animação digital e realização com orçamentos reduzidos, incentivando a formação e a experimentação no género.