OS FUNDADORES

Beatriz Pacheco Pereira | José Manuel Pereira | Mário Dorminsky

A Cooperativa Cinema Novo, CRL, entidade de utilidade pública, nasceu da paixão de um grupo restrito de cinéfilos profundamente envolvidos no movimento cineclubista português. Entre os seus membros fundadores estão Beatriz Pacheco Pereira e Mário Dorminsky, que, ao lado de outros nomes como José Acácio Castro, José Manuel Pereira (como ilustrador e depois co-fundador do Fantasporto), António Reis, Henrique de Barros, Danyel Guerra e outros, contribuíram para a fundação da Revista Cinema Novo em 1978.

A revista teve como sede a casa dos fundadores, na Rua Diogo Brandão nº 46, no Porto, e manteve uma edição regular durante 12 anos. O lançamento oficial do projeto foi assinalado com a exibição do clássico “Intolerância”, de D.W. Griffith, a 23 de setembro de 1978, evento que marcou o início de uma estrutura cultural de grande importância para o cinema em Portugal

45 ANOS DE FANTASPORTO

Em janeiro de 1981, dá-se o passo decisivo: nasce o Fantasporto – Festival Internacional de Cinema Fantástico do Porto, com a realização da 1ª Mostra Internacional de Cinema Fantástico.

Uma parte do trabalho realizado centrou-se na preservação do que o Fantasporto e a Cinema Novo fizeram, mas também no contexto do Porto enquanto cidade cinéfila.

Desde o início se começou a organizar um arquivo de texto e de imagem, com base nos espólios dos fundadores Beatriz Pacheco Pereira e Mário Dorminsky. Este arquivo está organizado por realizadores, actores e actrizes e Festivais num total de cerca de 30.000 dossiers que incluem pressbooks, recortes de artigos de jornais e Revistas, programas de filmes ou lobby cards.

Há também um arquivo de Revistas de cinema, vídeo e multimédia em geral que tem como base amplas colecções de Revistas portuguesas e estrangeiras que datam desde 1910. Este arquivo continua a ser feito tendo por base Revistas como os Cahiers du Cinema, Fotogramas, Première (portuguesa, francesa e americana), Cahiers de la Cinemateque, Sight and Sound, Dirigido Por..., Empire, Preview, Neon, Fotogramas, Film Total, etc.

Mas não se ficou por aí...

Um arquivo de mais de 5.000 cartazes, organizados por temas e países. Uma biblioteca com mais de 15.000 livros e catálogos, com ênfase em monografias de realizadores e cinematografias nacionais. Uma videoteca com milhares de obras em formatos como VHS, Laser Disc, DVD e Blu-ray, com destaque para filmes raros e clássicos.