OS ENCONTROS DA IMAGEM

INTERNATIONAL PHOTOGRAPHY FESTIVAL

Os Encontros da Imagem ocupam todos os anos, durante o mês de Setembro, diversos edifícios históricos, museus e galerias.

Nestes diversos espaços, um público alargado tem à sua disposição cerca de 15 exposições na sua maioria relacionadas com o tema central de cada edição.

Os Encontros da Imagem nasceram em 1987 a partir de uma antiga associação ligada às práticas da fotografia e do cinema amador. A partir de então, e ao longo das vinte e cinco edições, a ideia dos Encontros da Imagem foi ganhando forma, redefinindo-se progressivamente para se adaptar aos desenvolvimentos estéticos e formais da fotografia criativa que constitui o objecto central do acontecimento.

Todos os anos o mês de setembro traz consigo o acontecimento mais intenso de todo o programa. Ao longo de um mês e meio, podemos acompanhar o trabalho de um conjunto de cerca de 200 autores de todo o mundo espalhados por uma rede de instituições culturais e ainda por espaços ocupados e reinventados pelo Festival.

Os Encontros da Imagem têm vindo a alicerçar relações de permanência com outros Festivais e Instituições no sentido de promover, preservar e valorizar a cultura fotográfica: é esta uma tarefa imprescindível, quer enquanto atitude pedagógica, quer na conquista e sensibilização do público.

imagemdofestival

A programação contempla ainda atividades direcionadas para o grande público, tais como projeções e o concurso de fotografia desenvolvido com recurso às tecnologias de informação e às redes sociais, procurando estimular e democratizar a imagem.

Nas ultimas edições, o Festival tem vindo a recuperar o conceito de galerias de arte pública, através da instalação de contentores marítimos [“Faith Containers”] nas praças principais da cidade de Braga, procurando evidenciar a importância estética da imagem na sociedade enquanto elemento de memória individual e coletiva.

Fiel ao conceito de estímulo de novos públicos para a prática da fotografia e aos novos contornos dos territórios da Fotografia, são anualmente programadas noites de projecções (“Hope Night Projections”,) tendo em vista dar a conhecer a seleção dos autores finalistas da Open Call e ainda um mercado especializado em livros de autor (“Photo Book Market”) que pretende celebrar os livros de fotografia e incentivar as edições de autor.

Os Encontros da Imagem congratulam-se por organizar o Grande Prémio de Fotografia “International Photography Award Emergentes dst”, considerado um dos prémios de maior prestigio na área, no panorama nacional. É atribuído através da leitura crítica de portfolios, orientada por especialistas nacionais e estrangeiros, que têm contribuído para formar e informar um público crescente da pluralidade de práticas que a fotografia contemporânea admite.

Desde a fase de candidaturas até à gala de entrega do prémio, passando pela fundamental leitura presencial dos projetos selecionados representa uma excelente forma de visibilidade e reflexão em torno de projetos nacionais e estrangeiros.

Prevê-se ainda a oferta de oportunidades de criação e inovação artísticas, numa colaboração com entidades parceiras, quer através da circulação de autores, quer através da internacionalização de artistas nacionais.

Trata-se por isso de um festival assombrosamente livre, indiferente às culturas e massa e pressões económicas, que ousa trilhar o seu próprio caminho de forma leve e efervescente, com a imprudência que esconde a certeza de um amor e um respeito profundos pela Fotografia.

Direcção Artística

Ângela Ferreira

facebook instagram twitter

ei@encontrosdaimagem.com