Ballet
Todos os bailados possuem um guarda-roupa específico, de acordo com o estilo ou com a época em que o bailado decorre. Assim, temos uma enorme variedade a nível de guarda-roupa, desde tutus românticos, a saias de caráter ou de trespasse. Claro que o vestuário para uma aula ou ensaio é completamente diferente do dos espetáculos, mas não deixa de perder qualquer importância.

Tutus

Os tutus são peças de vestuário essenciais em todos os bailados. Aliás, são eles que caracterizam o ballet. O primeiro tutu surgiu em 1820, no entanto, só foi imortalizado em 1832 pela bailarina Marie Taglioni. Já desde essa altura o tutu era composto por um corpete apertado e uma saia de várias camadas, podendo esta ser curta ou comprida. Existem vários tipos de tutu, de acordo com as especificidades de cada um.

Tutu romântico

Tutu clássico (sino)

Tutu balanchine/karinska

Tutu clássico (panqueca)

Saias

Para além dos tutus, também podemos ver em diversos bailados saias. Estas dão um ar mais esvoaçante à bailarina. Tal como nos tutus, também existem designações para cada tipo de saia.

Saia de trespasse

Saia chiffon

Saia espanhola

Saia de caráter

Calçado

Outro elemento muito importante num bailado é, sem dúvida, o calçado. Claro, que toda a gente associa o ballet aos sapatos de pontas, mas existem muitos outros tipos de calçado, de acordo com o estilo dançado.

Sapatos de pontas

Sapatos de caráter

Sapatos de sola partida

Soft-pointes