BONS SONS

Festival de música portuguesa que decorre no terceiro fim de semana de agosto, na Aldeia de Cem Soldos, Tomar.

Mais do que um festival de música portuguesa, o BONS SONS é uma experiência única. A Aldeia de Cem Soldos é fechada e o seu perímetro delimita o recinto que acolhe 8 palcos, cada um dedicado a uma linha programática, perfeitamente integrados nas suas ruas, praças, largos, igreja e outros equipamentos. Além desta característica, o BONS SONS promove uma relação de proximidade com o seu público, envolvendo a população na realização do Festival.

A par da formação de públicos, o BONS SONS tem como principal meta o desenvolvimento local através da fixação dos mais jovens e da potenciação da economia local.

SCOCS

SPORT CLUB OPERÁRIO DE CEM SOLDOS

Fundado em 1981, o Sport Club Operário de Cem Soldos (SCOCS) é a associação cultural local que tem por missão promover o bem-estar social, cultural, desportivo e recreativo da população, privilegiando o desenvolvimento mútuo da Associação e da Comunidadespan> nestas vertentes.

Esta é uma aldeia que acredita e, porque acredita, faz!

CEM SOLDOS

É a aldeia que faz o BONS SONS acontecer. Localiza-se na freguesia da Madalena, concelho de Tomar.

Em 1192, no reinado de D. Sancho I, já existia registo do lugar de Cem Soldos. Conta-se, numa versão da história, que o nome de Cem Soldos deriva de ter havido nesta povoação um destacamento militar de cerca de cem homens, aos quais, periodicamente, eram enviados “100 soldos” para o pagamento dos seus serviços.

Durante os dias do Festival, o visitante é convidado a viver a Aldeia, conhecer os seus habitantes, partilhar os seus lugares e tradições.

PROJETOS SOCIAIS

O BONS SONS tem como principal meta o desenvolvimento local, através da fixação dos mais jovens e da potenciação da economia local.

São os habitantes de Cem Soldos que produzem e realizam o BONS SONS. Este Festival vive do envolvimento e dedicação de uma vasta equipa de voluntários que coordenam e materializam todas as suas áreas. Desde que surgiu, tem conseguido promover a capacitação da população, nomeadamente através da formação contínua da sua equipa. Pretende-se que o projecto constitua uma mais-valia e deixe legado, valorizando as qualidades profissionais da comunidade e promovendo a fixação dos mais jovens.

De entre os planos de desenvolvimento futuro, destacam-se o “Lar Aldeia” e “Casa Aqui ao Lado”.

PLANO ECOLÓGICO

A organização mantém-se empenhada no crescimento sustentado do evento, procurando melhorar os serviços que presta sem diminuir o sentimento de pertença dos habitantes de Cem Soldos.

Sabendo que grandes eventos são também grandes estruturas de produção de resíduos, promovemos o respeito pelo espaço que acolhe o Festival — a Aldeia de Cem Soldos — desenvolvendo estratégias de sensibilização para a reutilização de materiais, diminuição da produção de resíduos e implementação de sistemas de recolha e tratamento mais eficientes.

Nesta edição continuamos a apostar na diminuição da pegada ecológica do Festival e através da caneca BONS SONS, feita em alumínio, pretendemos reduzir substancialmente os resíduos produzidos com copos de plástico.