icon

Siza

Mercado Municipal

de Santa Maria

da Feira

O Mercado Municipal de Santa Maria da Feira localiza-se em Portugal, no distrito de Aveiro, conselho de Santa Maria da Feira. É uma obra de grande importância para a Arquitectura tradicional portuguesa, classificado como monumento de interesse público.

O mercado situa-se no centro histórico de Santa Maria da Feira, enquadrando- se na paisagem envolvente próxima e mantendo relações visuais com o Castelo e com a Igreja e Convento dos Lóis.

Mercado Munucipal de Santa Maria da Feira

O Mercado

Fragmentado em quatro corpos de consistência volumétrica diferente numa plataforma expressiva, o mercado lança desde a rua uma leitura horizontal, evidenciada pelo bloco mais importante do conjunto dos quatro pavilhões, distribuídos em torno de um pátio, conseguindo transmitir um sentido de protecção. Segundo Fernando Távora, este não é um lugar para trocas comerciais e bens essenciais, mas um lugar para integrar ideias, é o lugar onde os homens se reúnem.

O projecto tira partido da morfologia do terreno e integra-se no seu contexto, definindo uma frente de carácter urbano para com a rua.

Siza

As diferentes cotas do terreno, que dinamizam o espaço e permitem usufruir de vistas e de vários percursos, remetem para uma concepção espacial liberta, tendo em conta os princípios do movimento moderno, direccionando-se mais para uma atitude integradora da envolvente e de uma tipologia tendencialmente tradicional.A proposta de implantar um mercado num terreno de 50 x 50 metros leva a adoptar uma modulação base, onde toda a composição é organizada e onde simultaneamente se introduz a sua geometria. Este conjunto de blocos é implantado em dois níveis distintos de acordo com as características do terreno. Este conjunto de blocos é implantado em dois níveis distintos de acordo com as características do terreno.

As diferentes cotas do terreno, que dinamizam o espaço e permitem usufruir de vistas e de vários percursos, remetem para uma concepção espacial liberta, tendo em conta os princípios do movimento moderno, direccionando-se mais para uma atitude integradora da envolvente e de uma tipologia tendencialmente tradicional.

Ficha Técnica

Autoria | Arquitecto Fernando Távora

Data do Projeto | 1953

Data de Construção | 1959

Localização | Rua dos Descobrimentos, Santa Maria da Feira

Coordenadores do Projeto | Câmara Municipal de Santa Maria da Feira

Colaboradores | Alberto Neves, Álvaro Siza, Fernando Lanhas