Retrospetiva de Cannes

Conheça a história do maior festival de cinema do mundo.

O Festival de Cannes é agora o encontro de cinema de maior prestígio do mundo, bem como o evento cultural mais amplamente divulgado. Sem dúvida alguma, o Festival de Cannes é a premiação mais importante do mercado cinematográfico.

Ilustação 1 Página História

Como tudo surgiu?

No final dos anos 1930, chocado pela intromissão dos governos fascistas alemão e italiano na seleção dos filmes da 'Mostra de Veneza', Jean Zay, ministro da Instrução pública e de Belas Artes, propõe a criação, em Cannes, de um festival cinematográfico de nível internacional.

Qual era o objetivo?

O objectivo era o de criar um festival internacional de cinema que privilegiasse a arte e onde a liberdade de expressão para além de qualquer influência política fosse uma regra absoluta. A luxuosa cidade balnear de Cannes foi a escolhida e assim surge o Festival Internacional de Cannes.

Ilustação 2 Página História

"Certifique-se de que a intenção é o ingrediente número um em qualquer um de seus trabalhos"

Ilustação 3 Página História

Como funciona

Muitos acreditam que o Festival se resume à competição pela tão sonhada Palma de Ouro, contudo a programação é muito mais ampla, proximadamente 50 longas e 30 curtas são exibidas em cada edição do evento. O festival divide-se em 3 componentes, a "Competitiva" (filmes que disputarão a Palma de Ouro), a "Um Certo Olhar" (filmes de linguagem mais experimental e alternativa) e a Cinéfondation (filmes de estudantes de cinema).

e o que acontece?

O evento dura 12 dias porque, diferentemente dos Oscares, o Festival de Cannes recebe inscrições do mundo todo, realizadores de qualquer lugar podem enviar a sua obra e tentar participar do festival. Uma equipe de especialistas avalia os filmes recebidos e decide quais deverão entrar na programação do festival.

Ilustação 4 Página História

Posso me inscrever?

Quem quiser competir pela Palma de Ouro deve apresentar um filme produzido no ano anterior e nunca exibido na Internet ou em qualquer festival internacional de cinema, garantindo que o material seja inédito no mundo.
Tente a sua sorte!

Cronologia de Cannes

  • 1939

    O primeiro Festival de 1939 estava inicialmente previsto para ocorrer de 1 a 20 de setembro de 1939 no salão do Casino Municipal, sob a presidência honorária do pai da cinematografia, Louis Lumière. Para a gestão do evento foi constituída uma comissão organizadora, chefiada por Georges Huisman, presidente da Secretaria de Estado de Belas Artes.

  • 1946

    Foi somente em 1946, com a França do pós-guerra num estado obscuro, que o Festival Internacional de Cinema de Cannes, inicialmente lançado nove anos antes por Philippe Erlanger, finalmente aconteceu pela primeira vez, com início em 20 de setembro.

  • 1950s

    Nos anos 50, a popularidade do Festival explodiu ainda mais devido à presença de celebridades como Kirk Douglas, Sophia Loren, Grace Kelly, Brigitte Bardot, Cary Grant, Romy Schneider, Alain Delon, Simone Signoret, Gina Lollobrigida e Pablo Picasso, que se reuniram ao novo 'Palais Croisette' * inaugurado para a temporada de 1949.

  • 1960s

    No final dos anos 60, a França foi assolada por um profundo mal-estar social, que transbordou na noite de 10-11 de maio de 1968. No entanto, o 21º Festival de Cannes foi inaugurado em 11 e o evento rapidamente se transformou num fórum para reuniões e protestos. Os membros do júri renunciaram e vários diretores retiraram os seus filmes.

  • 1970s

    Após o alvoroço e protestos de 1968, os organizadores do Festival passaram a compreender a importância da modernização, em sintonia com as ideias em voga na época, a começar pela liberdade criativa no cinema. Os filmes selecionados em 1969, em grande parte baseados em temas revolucionários, capturaram essa atmosfera de protesto, assim como os prêmios daquele ano.

  • 1980s

    A era moderna do Festival começou com uma mudança simbólica de local. Desde o final da década de 70, e dado o crescente sucesso do evento, foi decidido que seria necessário um novo Palais. No final do Festival de 1982, foi feita a última exibição no Palais Croisette, que seria demolido em 1988. O novo edifício, projetado por Druet e Bennett, foi concluído em 1983 e denominado Palais des Festivals et des Congrès.

  • 1990s

    A premiação passou a incluir diretores da África, Ásia, América Latina e países do antigo Bloco de Leste, estimulados pela abertura da ex-URSS, com diretores como Pavel Lungin e Vitaly Kanevsky. O sucesso mais brilhante da década caiu para os diretores asiáticos: Chen Kaige ganhou a Palma da Mão com Farewell my Concubine, enquanto To Live de Zhang Yimou e Shanghai Triad também figuraram entre os vencedores.

  • 2000s

    Para marcar a cerimônia do 50º aniversário, todos os diretores vencedores da Palme d’or reuniram-se no palco para entregar a Palme des Palmes a Ingmar Bergman. Na cerimónia de encerramento, Youssef Chahine recebeu o Prémio 50º aniversário pelo Destino (Al Massir) das mãos da Presidente do Júri, Isabelle Adjani. Taste of Cherry de Abbas Kiarostami e The Eel de Shohei Imamura foram os vencedores conjuntos da Palma.

  • 2020

    Devido à pandemia de coronavírus que varreu o mundo em 2020, o Festival previsto para acontecer de 12 a 23 de maio não pôde ser realizado. Inicialmente adiado para julho na esperança de que a melhoria da saúde o permitisse, o evento foi finalmente obrigado a se reinventar e assumir uma forma completamente diferente para respeitar as medidas governamentais em vigor.

  • 2021

    O 74º Festival de Cannes está programado para ocorrer de 6 a 17 de julho de 2021, devido à pandemia do Covid-19, após ter sido originalmente programado para ser realizado entre os dias 11 a 22 de Maio de 2021. Em Março de 2021, o diretor Americano Spike Lee foi convidado para ser o presidente do júri do festival pela segunda vez.