Contemporâneo PT

Siza Vieira e Souto Moura imagem inicial no mobile

Arquitetos do Contemporâneo Português

Souto Moura
Souto Moura

Eduardo Souto Moura

Encontra a harmonia entre arquitetura e natureza

Filho de José Alberto Souto de Moura e de Maria Teresa Ramos Machado Eduardo Souto Moura é natural de Braga, freguesia da Sée.

Formado pela Escola Superior de Belas Artes do Porto, Eduardo Souto de Moura iniciou a sua carreira colaborando no atelier de Álvaro Siza Vieira. Em 1981, recém-formado, surpreendeu a comunidade dos arquitetos vencendo o concurso para o importante projecto do Centro Cultural da Secretaria de Estado da Cultura no Portoque o tornaria um dos melhores arquitetos da época.

A partir da Casa em Cascais, realizada em 2002, começou a afastar-se da linguagem miesziana que o definiu numa primeira fase da sua obra, começando a redesenhar a forma de construir e criar arquitetura através do dinamismo de formas, mas sempre com o cuidado do desenho espacial habitual.

Siza Vieira

Siza Vieira

Filho de Júlio Siza Vieira e Cacilda Ermelinda Camacho Carneiro, Álvaro Siza Vieira nasceu em Matosinhos a 25 de junho de 1933. Estudou na Escola Superior de Belas-Artes do Porto e foi professor assistente na mesma em 1976.

Os arquitetos Adolf Loos, Frank Lloyd e Alvar Aalto tiveram um impacto em Siza Vieira que cedo desenvolveu a sua linguagem com referências modernistas internacionais e forte tradição construtiva portuguesa, conseguindo realizar obras de grande requinte e detalhe no modernismo português

O principal talento de Siza será conseguir reinterpretar ou mesmo se redesenhar, procurando uma linguagem de complexidade formal aliada a uma aparente simplicidade do desenho.

Siza Vieira
Souto Moura
Souto Moura

João Luís Carrilho da Graça

Licenciou-se em Arquitectura na Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa em 1977 e, desde então, dirige o seu próprio atelier. Foi assistente na Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa entre 1977 e 1992, onde leccionou, alternadamente, a cadeira de projecto do primeiro e do último ano curricular.

É Professor convidado no Departamento de Arquitectura da Universidade Autónoma de Lisboa desde 2001 e no Departamento de Arquitectura da Universidade de Évora desde 2005. Foi também Professor convidado na Escuela de Arquitectura da Universidade de Navarra entre 2007 e 2010.

Foi professor convidado para seminários e conferências sobre o seu trabalho em diversas universidades, nomeadamente em Barcelona, Sevilha, Lisboa, Roma, Milão, Turim, Verona, Cidade do México, Viena, Aquisgrana (Alemanha) e Porto.