Prova Fafe:

Uma história de meio século

Uma história com meio século Fundado em 1903, o Automóvel Club de Portugal (ACP) desde sempre dedicou uma atenção muito especial à competição automóvel em Portugal, tendo chamado a si a organização das mais importantes competições dos calendários internacionais. Não admirou por isso que, em 1968, o ACP tivesse levado para a estrada a primeira edição do Rally TAP, competição que rapidamente granjeou enorme prestígio internacional a ponto de, seis anos depois, ter feito parte do primeiro Campeonato do Mundo de Ralis.

Atraídos pela dureza e competitividade logo na sua terceira edição, a prova registou um recorde de inscritos que dura até hoje: 190 inscritos. Em 1970, o Rali Internacional TAP integrou o primeiro campeonato internacional, o Campeonato da Europa de Ralis, para 3 anos depois subir ao escalão principal dos ralis mundiais. Este Rali histórico trouxe o mundo dos automoveis desportivos ao publico geral em Portugal e levou a fama da competição a novos altos no pais lusitano.

Após as duas primeiras edições mundiais da prova, surgiu a mudança de organizador e de patrocinador principal. O Automóvel Club de Portugal passa a ser o organizador e o Instituto do Vinho do Porto, o principal patrocinador da prova, passando a designação a ser Rally de Portugal Vinho do Porto – esta foi até hoje a mais longa associação de um patrocinador principal da prova, durou 19 anos. Estes 19 anos foram bastante importantes para o Rally de Portugal , pois chamou a atenção mundial para esta prova e levou pilotos de todo o mundo a participar na competição.

Mas falando de competição, a década de 70 foi marcada pela preeminência de uma só figura: Markku Alén. O piloto finlandês era uma verdadeira antítese, pois balançava a jovem idade com a sabedoria e a táticas de um veterano. Teve no ano de 1975 a sua primeira vitória no Campeonato do Mundo de Ralis e no Rally de Portugal – voltando a repetir o feito em 1977, 1978 e depois em 1981 e 1987. Marku sempre se saiu bem em pistas arrojadas, e é uma das lendas do Rally de Portugal. As seguintes imagens contam um pouco da sua história.

Markku Alén com o navegador Ilkka Kivimäki

Um dos famosos modelos de Alén

Subaru de Markku em 1993

Maiores vencedores

5x Marku Álen: 1975 | 1977 | 1978 | 1981 | 1987
5x Ogier: 2010 l 2011 | 2013 | 2014 | 2017
3x Armindo Araujo: 2003 | 2004 | 2006
3x Miki Biasion 1988 l 1989 l 1990
3x Hanu Mikkola 1979 l 1983 l 1984
2x Sébastien Loeb 2007 l 2009
2x Tommi Mäkinen 1997 l 2001
2x Colin McRae 1998 l 1999
2x Carlos Sainz 1991 l 1995
2x Juha Kankkunen 1992 l 1994

Década 2020

Década 2010

Década 2000

Década 1990

Década 1980