Arquitetos

Os principais protagonistas

A arquitetura portuguesa foi e continua a ser marcada por três grandes figuras que ao longo das últimas décadas têm moldado e planeado das maiores obras que há memória. Siza Vieira, Souto Moura e João Carrilho são os arquitetos que se destacam e assumem o protagonismo quando se fala de arquitetura contemporânea.

Álvaro Siza Vieira

museu de serralves

Nascido em Matosinhos, uma localidade costeira no Norte de Portugal, junto à cidade do Porto, Álvaro Siza Vieira é filho de Júlio Siza Vieira e Cacilda Ermelinda Camacho Carneiro. Do seu casamento, teve dois filhos, dos quais um também é arquiteto: Álvaro Leite Siza Vieira. Siza Vieira estudou, entre 1949 e 1955, na Escola Superior de Belas-Artes do Porto, onde lecionou, de 1966 a 1969, voltando em 1976.

Fortemente marcado pelas obras dos arquitetos Adolf Loos, Frank Lloyd Wright e Alvar Aalto, cedo ele conseguiu desenvolver a sua própria linguagem, embebida não só nas referências modernistas internacionais como também na forte tradição construtiva portuguesa, das quais resultaram obras de grande requinte e detalhe no modernismo português como, por exemplo, a Casa de Chá da Boa Nova em Leça da Palmeira.

PRINCIPAIS PRÉMIOS
1988-MEDALHA ALVAR AALTO
1992-PRÉMIO PRITZKER
2011-MEDALHA DE OURO UIA

Eduardo Souto Moura

É filho de José Alberto Souto de Moura, médico, natural de Braga, freguesia da Sé, e de sua mulher Maria Teresa Ramos Machado e irmão de José Adriano Machado Souto de Moura e de Maria M. Machado Souto de Moura.

Formado pela Escola Superior de Belas Artes do Porto, Eduardo Souto de Moura iniciou a sua carreira colaborando no atelier de Álvaro Siza Vieira. Em 1981, recém-formado, surpreendeu a comunidade dos arquitectos vencendo o concurso para o importante projeto do Centro Cultural da Secretaria de Estado da Cultura no Porto (1981-1991) que o viria a lançar, dentro e fora de Portugal, como um dos mais importantes arquitetos da nova geração.

PRINCIPAIS PRÉMIOS
2001-PRÉMIO PRITZKER
2003-WOLF PRIZE IN ARTS - ARCHITECTURE

casa das histórias

João Luís Carrilho

maat lisboa

Licenciou-se em Arquitectura na Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa em 1977 e, desde então, dirige o seu próprio atelier. Foi assistente na Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa entre 1977 e 1992, onde leccionou, alternadamente, a cadeira de projecto do primeiro e do último ano curricular.

É Professor convidado no Departamento de Arquitectura da Universidade Autónoma de Lisboa desde 2001 e no Departamento de Arquitectura da Universidade de Évora desde 2005. Foi também Professor convidado na Escuela de Arquitectura da Universidade de Navarra entre 2007 e 2010.

PRINCIPAIS PRÉMIOS
1994-PRÉMIO SECIL
2008-PRÉMIO PESSOA