burguer

O significado da expressão melting pot, na sua génese, descreve um fenómeno social, que abreviadamente se traduz nas diferenças étnicas de um determinado lugar e na forma como essas diferenças se dissipa m, através da junção e interação de uma diversificada população, criando assim novos padrões de comportamento e novas realidades sociais e culturais.


É também esta expressão usada muitas vezes para caracterizar universos mais restritos do que a população de um país ou de uma grande e cosmopolita cidade. Universos esses que podem ser pequenos como um quarteirão dessa mesma grande cidade ou liliputianos como uma manifestação artística emergente desse pequeno quarteirão.

img

Se apontarmos o foco deste preâmbulo para a palavra “quarteirão” e substituirmos o inglesismo melting pot pela palavra “caldeirão”, eis-nos num importante ponto de chegada, que sobretudo importa pela diversidade e riqueza dos pontos de partida que proporciona.


Esse ponto de chegada é um Caldeirão e parte, neste caso, de um quarteirão histórico da cidade do Porto para outro local histórico desta cidade, celebrando, assim, o novo espaço Porta-Jazz na Praça da República e a nossa maior e mais impactante manifestação artística, o 13º Festival Porta-Jazz no Teatro Municipal do Porto, Rivoli.


Esta décima terceira edição, à semelhança das edições anteriores, é a maior mostra do trabalho desenvolvido pela Porta-Jazz ao longo do ano. Numa programação que é o espelho de todas as interações e mistura de ingredientes que no caldeirão se vão cozinhando anualmente em lume contínuo, é incontornável e expectável a presença dos projetos editados em disco pelo Carimbo ou os frutos das residências que vão acontecendo e que também têm o seu espaço reservado no Festival.