nav ul

TORNEIO

A World Championship Match 2023 acontecerá em Astana, no Cazaquistão, de 7 de abril a 1º de maio, no elegante hotel St. Regis Astana.

Todos os jogos começam às 15h locais (GMT+6), e há um dia de descanso a cada duas rodadas. O primeiro jogo está marcado para começar no dia 9 de abril.

A partida pelo título em Astana será mais uma vez disputada em melhor de 14 jogos, com um controle de tempo de 120 minutos para os primeiros 40 lances, seguido de 60 minutos para os próximos 20 lances e depois 15 minutos para o resto do jogo, com incremento de 30 segundos por lance a partir do lance 61. Em caso de empate, o campeão seria determinado em um playoff rápido de xadrez.

O prémio são 2 milhoes de euros

60% vai para o vencedor

Em 31 de outubro de 2022, o atual Campeão Mundial Magnus Carlsen confirmou oficialmente que não defenderia seu título como Campeão Mundial Clássico contra seu desafiante, o atual número 2 do mundo, Ian Nepomniachtchi. O Grande Mestre Chinês Ding Liren, vice-campeão no Torneio de Candidatos e terceiro no ranking mundial, recebeu a oportunidade inesperada de jogar pelo maior reconhecimento no mundo do xadrez.

Um jogador que chegue à área de jogo após o horário real de início do jogo perderá este jogo por padrão. Os jogadores não podem empatar uma partida por acordo antes do 40º lance das pretas. A reivindicação de empate antes do 40º lance das pretas é permitida apenas em casos de empate por repetição tripla ou impasse. O jogador que marcar 7,5 pontos ou mais vence a partida do Campeonato Mundial. Nenhum outro jogo será disputado.

O sorteio das cores será realizado durante a Cerimônia de Abertura. O jogador que obtiver as brancas no primeiro jogo terá as brancas em todos os jogos padrão ímpares.

Jogadores

    Ian

    32, nascido em 1990

    2795

    Grão Mestre desde 2007

    2795 (atual)

    Idade

    Rating

    Titulo

    Rating mais alto

    Ding

    30, nascido em 1992

    2788

    Grão Mestre desde 2009

    2816 (11.2018)

Em 2009-2022, Ian Nepomniachtchi e Ding Liren jogaram 73 partidas. Nepomniachtchi venceu 7 jogos (1 padrão, 4 rápidos e 2 blitz) antes de Ding ganhar vantagem pela primeira vez no Cote d'Ivoire Rapid de 2019.

Devido à pandemia e ao boom do xadrez online, a maioria dos seus jogos recentes aconteceram na Internet, com resultados equilibrados. O último jogo clássico entre os dois foi disputado no Torneio de Candidatos 2022 e terminou empatado. Na primeira parte do evento, Ian Nepomniachtchi desenvolveu um ataque imaginativo e venceu com as Pretas em 32 lances.

Ian Nepomniachtchi

Ian Nepomniachtchi está de volta para lutar pela coroa do xadrez depois de vencer o Torneio de Candidatos da FIDE pela segunda vez consecutiva, repetindo o feito de Vasily Smyslov de 1956. 'Nepo' fez isso em grande estilo, garantindo o primeiro lugar em Madrid-2022 com uma rodada para poupar e provar que perder a partida do Campeonato Mundial para Magnus Carlsen por 3½-7½ não o impediu de seguir em frente.

Nepomniachtchi aprendeu a jogar xadrez aos quatro anos com seu avô. Criado numa família de professores, sempre foi curioso por natureza e tinha os mais diversos interesses. Ele foi um prodígio, e não apenas no xadrez: também ganhou diversos prêmios e medalhas de mérito estudantil, além de inúmeros títulos em competições juvenis de xadrez. Nepomniachtchi formou-se jornalista pela Universidade Social Estatal Russa. Ian, sob o apelido de ‘FrostNova’, também jogou o video-jogo Dota 2 em nível competitivo, mas escolheu o xadrez como sua principal carreira.

A grande variedade de interesses influenciou seu estilo: Ian tem uma propensão para movimentos não convencionais, o que lhe permite trazer uma nova visão para qualquer posição. Essa qualidade e suas habilidades de cálculo profundas e precisas podem torná-lo um oponente mortal. Grão-mestre desde 2007, Nepomniachtchi está agora no auge da sua carreira. Em fevereiro de 2023, ele alcançou a 2ª posição do mundo e sua classificação atual de 2.795 é a mais alta. Combinado com uma experiência inestimável em partidas anteriores, ele está preparado para outra tentativa de ganhar a coroa do xadrez.

Ding Liren

Devido às restrições da pandemia, em 2020-2022 a estrela chinesa participou apenas em alguns torneios. Apesar de um início instável no 2022 FIDE Candidates, ele ganhou impulso na segunda parte do torneio e terminou em segundo lugar. Isso lhe rendeu a qualificação para a partida após a desistência de Magnus Carlsen da defesa do título do Campeonato Mundial.

O jogador chines mais forte da história, Ding Liren, nasceu em 1992 em Wenzhou, cidade natal do primeiro Grande Mestre da China, Ye Rongguang, e da ex-campeã mundial feminina de xadrez Zhu Chen. Seu talento ficou evidente desde cedo. Guiado por treinadores experientes da sua “cidade do xadrez” natal, tornou-se o mais jovem campeão chinês de sempre, aos 16 anos, e Grande Mestre no mesmo ano, 2009. Também conquistou dois títulos nacionais consecutivos em 2011 e 2012.

Ao mesmo tempo, Ding Liren entrou na lista dos 100 melhores em 78º lugar com 2.664. Apenas quatro anos depois, em agosto de 2015, ele alcançou o top 10 com 2.770. Em setembro de 2017, Ding se tornou o primeiro jogador chinês a qualificar-se para um Torneio de Candidatos ao chegar à final da Copa do Mundo. Um ano depois, ele quebrou a barreira dos 2.800, o primeiro chinês e o 14º jogador a fazê-lo, e subiu para o 4º lugar no mundo. Ele subiu para o segundo lugar desde então e atualmente ocupa a terceira posição na lista de classificação.

A resiliência de Ding é comprovada por uma sequência inédita de 100 jogos sem perder que ele manteve em 2017-2018, quebrada apenas por Carlsen em 2019. Duro no tabuleiro, ele é modesto e de fala mansa na vida real, uma característica que conquistou o coração dos fãs.