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Desempate

Jogo 4

Partida Rápida - 30 minutos

Ian - 0

00:33

68

Rxa2

Bxf4

67

Pf4

Pa2

66

Rd5

Pa2

65

Ph5

Rf5

64

Pg4

Pxg4

01:15

Ding - 1

Melhores jogadas

Jogada 14

Após os dois jogadores consolidarem as suas posições e depois de uma curta troca de peões, Ian ataca o peão preto, no quadrado A4, que protege o cavalo de Ding da torre branca. Uma simples armadilha que Ding deteta e evita ao não comer o peão.

Jogada 18

Na décima oitava jogada, Ding ataca, no centro, com um peão, pretendendo abri-lo e eliminar os cavalos de Ian, causando também danos à sua estrutura de peões.

Jogada 24

Na vigésima quarta jogada, Ding toma novamente a iniciativa e avança, o peão F7, dois quadrados, para atacar o lado do rei de Nepom, começando a fase do meio jogo.

Jogada 29

Enquanto Ding preparava o seu ataque, Ian preparou a sua defesa para o iminente ataque de peão que Liren fez no vigésimo nono movimento. Este resulta numa nova abertura no tabuleiro, mas não é suficientemente forte para Liren obter alguma vantagem, graças à excelente defesa de Nepom.

Jogada 48

Até este ponto, Ian tem conseguido manter o jogo equilibrado, tentando ganhar a iniciativa com a rainha, mas não conseguindo travar os peões pretos, que avançam no lado da rainha, no tabuleiro. Ian comete um erro gravíssimo ao avançar o seu peão H2. Com este erro, Ding tem a oportunidade de ganhar o jogo.

Jogada 68

Ding avança os seus dois peões, estando a uma casa de os promover. Ian come um dos peões com a rainha, guardando o quadrado de promoção em frente ao outro peão com o seu bispo, mas Liren destrói Ian ao atacar o bispo dele, com o seu, defendido pela rainha, que também faz um raio-x ao rei branco, através do bispo preto. Nesta situação, o bispo branco não consegue salvar e prevenir a promoção do peão preto para uma rainha. Nepom, com pouco tempo e demasiadas ameaças, não aguenta a pressão e desiste.

Após 14 partidas clássicas e 4 jogos rápidos para desempatar, a mente imparavel de Ian Nepomniachtchi quebra-se.