DINOSSAUROS EM PORTUGAL

UM POUCO DE HISTÓRIA

Desde a altura em que foram descobertos os primeiros dinossauros, em finais do século XVIII, que estes estranhos animais fascinam o homem, quer pela sua diversidade de formas, quer pelas gigantescas dimensões que alguns deles atingiram.

4 FACTOS IMPORTANTES

Ilustração-Dinossauros

1

2

3

4

Estes animais surgiram no período Triássico, há 230 milhões de anos

Foram a forma de vida superior dominante durante mais de 150 milhões de anos

Extinguiram-se no final do período Cretácico, há aproximadamente 65 milhões de anos

Os seus descendentes diretos continuam por cá: as aves!

20

GÉNEROS
DIFERENTES

Portugal, a nível Europeu, é um dos países mais ricos em vestígios de dinossauros, especialmente do período Jurássico, tendo sido encontrados até agora mais de 20 géneros diferentes de dinossauros.

Possuímos ossos fossilizados e jazidas com pegadas de dinossauros, várias delas classificadas como monumentos naturais.

Pedra da Mua e Lagosteiros
Pedra da Mua

As jazidas de Pedra da Mua e Lagosteiros, junto ao Cabo Espichel, com várias pistas de dinossauros Saurópodes e Terópodes.

Pedreira do Galinha
Pedreira do Galinha

As pegadas de saurópodes presentes na Pedreira do Galinha, no Parque Natural de Serras d’Aire e Candeeiros, com cerca de 20 pistas diferentes.

VESTÍGIOS EM PORTUGAL

Em Portugal foram encontrados vestígios de dinossauros no Algarve e na faixa litoral, entre Sesimbra e Aveiro. É de realçar, em termos de número de achados, especialmente de ossos fósseis, as formações do Jurássico da região Oeste, nomeadamente nos municípios de Torres Vedras e Lourinhã. Em seguida descrevemos algumas

espécies encontradas em Portugal, incluindo géneros pertencentes aos principais grupos de dinossauros: Terópodes (dinossauros carnívoros bípedes), Saurópodes (os gigantescos herbívoros de pescoço e cauda compridos) e os Ornitísquios (restantes dinossauros herbívoros bípedes ou quadrúpedes).