Chá no Porto

ham

Tipos de Chá

O Processo

Ar

Existem 4 tipos de chá de acordo com a oxidação, ou seja, o tempo de exposição ao ar.

folhas

Chá Preto


100% de exposição
Cor: Preto

Cor escura e sabor intenso, também conhecido como chá vermelho, é produzido através da oxidação imensa das folhas, o que leva também a que o teor de cafeína seja superior aos restantes tipos de chá.

folhas

Chá Oolong


80% - 15% de exposição
Cor: avermelhado

É caracterizado por uma oxidação variável, mas sempre inferior ao chá preto e superior ao chá verde.
O sabor é aproximado ao chá preto com um realça característico do chá verde.

folhas

Chá Verde


15% - 8% de exposição
Cor: verde

Este chá é caracterizado por uma oxidação mínima, com um teor muito reduzido de cafeína e as suas propriedades medicinais são conhecidas à milénios.

folhas

Chá Branco


0% de exposição
Cor: branco

Trata-se de um chá feito a partir de folhas ainda jovens, sem oxidação e que não sofreram efeitos de oxidação, os botões estão protegidos da luz do sol para evitar a formação de clorofila.

Caracteristicas do Chá

cha_preto

Chá Preto

Cor escura e sabor intenso, tb conhecido como chá vermelho, é produzido através da oxidação imensa das folhas, o que leva também a que o teor de cafeína seja superior aos restantes tipos de chá.
O chá preto é um dos quatro tipos de chá produzidos a partir da planta Camellia sinensis, assim como o chá branco, o chá verde, e o chá oolong.
Dentre os quatro tipos, o chá preto é o mais forte e o mais cafeinado, sendo o tipo de chá mais comum no Ocidente, tanto em saquinhos quanto em folhas. Grande parte do chá preto consumido internacionalmente é produzida na Índia. Curiosa e literalmente, é chamado de chá vermelho na China.

Chá Oolong

É um chá chinês tradicional, situado entre o chá verde e o chá preto em termos de oxidação.
Oolong possui um sabor mais próximo ao chá verde do que ao chá preto: ele não possui o aroma róseo adocicado do chá preto mas por outro lado ele também não possui as notas vegetais marcantes típicas do chá verde.
Ele é em geral preparado forte, com o amargo deixando um resquício de sabor adocicado. Várias das subvariedades de oolong, incluindo as produzidas nas Montanhas Wuyi na parte norte da Província de Fujian e nas montanhas centrais de Taiwan, estão entre os mais famosos chás chineses.

chá_oolong
chá verde

Chá Verde

É um dos chás mais famosos do oriente graças ao seu sabor e variadíssimos benefícios de propriedades.

Apresenta vários benefícios como:
1- Aumenta a energia do organismo, mantendo uma sensação de vitalidade que dura de 6 a 8 horas por dia;
2- Desenvolve o metabolismo sendo um agente de limpeza para o organismo;
3- Trabalha na melhora da concentração e redução do sofresse;
4- Combate o envelhecimento;
5- O seu consumo habitual contribui para a redução da tensão arterial e do colesterol;
6- Diminuição dos riscos de cancro da mama e incómodos pré- menstruais;
7- Ajuda a reduzir a celulite;
8- Ajuda da diminuição da gordura corporal;

Chá Branco

Oriundo da planta Camellia Sinensis a mesma que origina o Chá Verde e o Chá Preto. É produzido a partir das folhas novas e brotos, a parte mais nobre da planta, e é colhida antes de as flores se abrirem. Foi a coloração prateada dos brotos e folhas fez com que a bebida recebesse o nome de chá branco. A planta não é fermentada o que faz com que a quantidade de cafeína seja menor e a ação antioxidante seja superior ao chá verde e chá preto.

Por isso, é importante na prevenção de cancros, doenças cardiovasculares e doenças cerebrais degenerativas para além de ter uma forte ação anti- inflamatória.

chá branco
cruz