Curiosidades

A razão por detrás das tradições.

curiosidades

Saltar a fogueira

Havia a crença de que o fogo tinha a capacidade de reter a força solar e que, por isso, tinha características purificadoras.

No entanto, esta tradição não é tão popular atualmente, uma vez que foi proibida a criação de fogueiras por motivos de segurança.

Saltar a fogueira

Balões de S. João

São coloridos balões de papel que são lançados ao ar e que se assemelham a lanternas chinesas.

Eles eram mais uma manifestação da importância do fogo que ilumina as trevas da noite e contém propriedades purificadoras.

Recentemente, foram proibidos pela segurança de todos e para evitar incêndios. No entanto ainda é possível avistarmos muitos no céu e multidões de curiosos a rodear os que decidem lançar estes balões.

Balões de S.João

Cascatas

As cascatas são um conjunto de bonecos de porcelana arranjados de maneira semelhante a um presépio onde a água e o Santo são dispostos proeminentemente.

Estas cascatas são consideradas património cultural e muitas vezes contam também histórias da cidade exibindo também elementos da cidade.

Cascata

Água das orvalhadas

Era tradição na madrugada de S. João beber água a partir das fontes naturais.

Este ritual era feito devido à crença de que ao beber esta água era-se purificado, regenerado e protegido. Além disso, obtinha-se boa sorte não só no amor como nas colheitas.

Água das orvalhadas

Alho porro

É uma planta aromática que é levemente batida na cabeça das pessoas na rua.

Começou por ser utilizado para afastar o mau olhado e dar boa sorte, mas eventualmente foi ligado à fertilidade e aos jovens casais.

Atualmente, a sua utilização é muito mais rara.

Alho porro

Martelinhos de S. João

São pequenos martelos de plástico que foram inventados por Manuel Boaventura em 1963 e que acabam por ser, essencialmente, o substituto do alho porro.

Martelinhos

Manjerico

É considerada a planta dos namorados, uma vez que nesta festa são as plantas trocadas pelos casais, como um gesto de voto para com o par.

Para além disso, é costume colocar-se uma bandeirinha de papel com um verso popular alusivo ao amor.

Manjerico

Alcachofra

É uma planta aromática ligada a uma superstição de que se fosse queimada à meia-noite do dia de S. João enquanto se recitasse um verso e enterrado num vaso pelas raparigas e na manhã seguinte tivesse florescido, então o amado da rapariga estava também interessado por ela.

Alcachofra