Como se festeja?

A festa do São João possui diversas e únicas tradições que não existem em qualquer parte do mundo. A forma como se festeja o São João é um dos aspetos mais importantes da festa do santo popular no Porto.

Preparações

As preparações são uma parte muito importante da festa do São João tendo em conta que a festa em si começa muito antes do dia do santo com as pessoas a prepararem-se, decorando as ruas, comprando o simbólico manjerico ou criando as cascatas.

As decorações nas ruas do Porto

As decorações começam a ser colocadas ao longo do mês de Junho preparando o que aí vem durante esse mesmo mês de longos festejos por toda a cidade.

O Porto nesta época e com as decorações ganha novas cores, torna-se uma cidade vibrante, preparando-se para o verão que está às suas portas.

decorações das ruas
manejrico dos santos populares

O conhecido manjerico

A planta mais popular das festas de São João e decora as ruas do Porto durante esta época. Também conheciada como a “erva dos namorados”, segundo a tradição, na altura das festas, os namorados oferecem à sua amada um manjerico.

A tradição também diz que não se deve cheirar diretamente, devido ao facto de esta vir a secar mais rapidamente. A maneira mais correta é passar a mão e cheirando esta obtendo a fragância desta planta.

As cascatas São Joaninas

As cascatas são uma enigmática marca visual da festivida do São João que refletem as cidade Invicta, desde as ruas, edifícios e destacando acima de tudo as pessoas da cidade e São João Batista a principal figura.

No início de Junho começam as preparações das cascatas de São João com um concurso em vista, onde se valoriza a criatividade na recriação das cendas da vida da cidade e na festa do santo popular.

cascastas são joaninas

Véspera de São João

A véspera do dia de São João é o dia em que toda à gente sai à rua, em que as pessoas se juntam nos jantares, arraias e bailaricos. Os balões são lançados neste dia e as marteladas são trocadas, e tudo acaba com o fogo à meia noite, ou será que acaba...

O famoso jantar

Originalmente o prato tradicional eram o anho, o cabrito assado com batatas, mas depois dum feirante ter trazido sobras de sardinhas do Senhor de Matosinhos, estas tornaram-se essenciais para a festa.

Além da sardinha assada na brasa que é o principal no prato do famoso jantar, também se assa o pimentão e a entremeada. No que toca à bebida a cerveja e a sangria são essenciais à mesa do São João.

jantar de são joão
saltos da fogueira

Os saltos únicos sobre as fogueiras

As fogueiras eram ateadas em algumas ruas da cidade e os foliões saltavam por cima, num número ímpar de saltos e no mínimo três vezes, provando assim a sua coragem e ficando protegidos de todos os males.

Os mais crentes, acreditam que a sua origem remonta à fogueira que foi acesa pela mãe de São João Baptista, para alertar do seu nascimento.

Os martelinhos mais o alho porro

É impossível sair para as ruas no São João em Porto sem um martelo de plástico. A forma de cumprimentar as pessoas é dando marteladinhas na cabeça delas. Antigamente ao invés dos martelos de plástico, utilizavam-se grandes hastes de alho-porrro.

Apesar de continuar, esta tradição já não está tão presente como os martelos, tradição que só começou nos anos 1970, após a introdução através dum comerciante portuense.

martelos e alho porro

Os divertidos bailaricos e arraiais

Os bailaricos são uma parte importante da festa, e são o centro da animação das ruas dos tradicionais bairros onde os bailes acontecem, desde das Fontainhas, Miragaia, ou Massarelos.

Ao longo das ruas encontram-se palcos e bailaricos, existe festa por todo lado e sem horaas marcadas para o fim da noite.

saltos da fogueira

O céu repleto de balões do São João

Os balões na noite de São João preenchem o céu da cidade e das redondezas com a diversidade de cores que estes possuem, sendo esta uma das tradições mais lindas da festa.

Os balões no passado serviam como forma de comunicação, alertando toda a região para o início das festividades. Hoje em dia embora se tenha perdido esse significado a tradição continua e os balões continuam a iluminar a cidade do Porto.

balões de são joão
fogo de artifício

A explosão de cores com o fogo

Um dos pontos altos da noite é o fogo de artifício lançado do rio Douro que ilumina a cidade do Porto à meia-noite. O espetáculo do fogo é acompanhado pela música que complementa o fogo que é lançado pelos ares a partir da Ponte D. Luís I e barcas colocados ao longo do rio.

Normalmente o show demora 15 minutos, depois do fogo de artifício a noite prolonga-se continuando a festa pelas ruas do Porto com as pessoas caminhando, comendo e bebendo e voltando aos bailaricos.

Dia de São João

O São João é um dos santos mais populares e celebrados por toda a Europa, porém nenhuma cidade festeja este santo como o Porto. A festa do São João tem características únicas no mundo, sendo assim uma marca que representa a cidade onde começou há seculos atrás.

As regatas pelo rio Douro

No dia 24, assiste-se no rio Douro a uma das mais bonitas tradições onde os barcos rebelos são o protagonista da famosa regata. EStes que antes serviam para o transporte do vinho do Porto são vistos numa regata que se pode assistir a partir das duas margens.

Assistir à regata é uma forma de relaxar e recuperar da noite anterior assistindo a um enigmático desfile de obras de arte sobre o rio.

regatas no rio douro