Como começou?

Esta festa que se realiza na cidade do Porto tem séculos de história, acompanhada de mudanças até aos dias de hoje. Porém nunca perdeu a essência e a autencidade, coisas que se têm mantido ao longo dos anos.

Uma festa de origens antigas

A festa do São João do Porto tem origem no solstício de Junho. Fazia parte do ritual dessa festa pagã a compra de um alho-porro, que era depois pendurado na principal parede da casa para dar sorte e fortuna, ali ficando até ser substituído por outro no ano seguinte.

Os festejos de São João na cidade do Porto são já seculares, mas foi só no século XX que o 24 de junho passou a ser feriado municipal na Invicta, proporcionando um merecido dia de folia a milhares de tripeiros. A primeira alusão aos festejos populares data já do século XIV, pela mão do famoso cronista do reino, Fernão Lopes.

saltos da fogueira

O São João ganha o nome do santo popular

Mais tarde, à semelhança do que sucedeu com o Entrudo, a Igreja cristianizou esta festa pagã, celebrando o nascimento de São João Batista no dia 24 de Junho.

Na noite de 23 de junho, grupos de famílias saíam dos bairros a pé com destino às Fontainhas para verem a cascata do São João e compravam pelo caminho aos lavradores o tradicional alho-porro e outras plantas simbólicas.

são joão
saltos da fogueira

“A festa continua”

Apesar da longa história e das mudanças que esta festa sofreu até hoje, o São João continua a mover centenas de milhares de pessoas a encontrarem-se nas ruas da cidade e prosseguirem com as tradições.

O São João é uma festa com longa história e um passado extenso que continua a realizar-se todos os anos mantendo a tradição.