Decoração Subenshi Decoração Subenshi Local Subenshi

SUBENSHI

Horários

Dias úteis

12:30 às 00:00

Preços

Preço médio

25€

Citação

O mais importante para mim foi estudar a culinária, cultura e tradição do Japão.

Bernardo Embaixador

(Dono/Sushiman do Restaurante)

Sushiman Bernardo Embaixador

SUSHIMAN

BERNARDO EMBAIXADOR

Citação

Existe uma ponte entre as duas culturas, partilhamos influências nos dois sentidos.

O que o levou interessar-se pela comida tradicional japonesa e em tornar-se um Sushiman?

Confesso que sempre fui viciado em sushi. Conheci a culinária japonesa muito cedo e depois de me relacionar com outros sushimans, despertou em mim vontade de me tornar um.

Qual foi o seu percurso ou interesse pela cozinha antes do Sushi?

Apesar de ser formado em Engenharia e Segurança no Trabalho, mais tarde, aprendi a arte de sushiman. Procurei fazer cursos para aprender as técnicas de corte e montagem dos pratos. Comecei com as noções básicas e posteriormente com as técnicas mais avançadas.

O que foi mais importante para si durante a sua formação?

Mais do que fazer qualquer tipo de curso, o mais importante para mim foi estudar a culinária, cultura e tradição do Japão para conhecer a fundo todas as características dos costumes que os japoneses têm ao cozinhar.

Qual a sua especialidade?

Penso que a minha especialidade seja o Sashimi. É uma iguaria da culinária japonesa que consiste em peixes e frutos do mar muito frescos, fatiados em pequenos pedaços e servidos apenas com algum tipo de molho.

Peças de Sushi

O que mais valoriza no trabalho de um chefe?

Admiro um chefe com grandes habilidades manuais, principalmente no manuseio de facas, agilidade física para preparar os alimentos em curtos espaços de tempo e criatividade para montar pratos atraentes aos olhos dos clientes.

Em uma palavra, o que não pode faltar na sua cozinha?

Empenho.

Qual o prato que mais gosta de confecionar?

Entre nigiris, temakis, sashimis e yakisobas, gosto particularmente de preparar sobremesas, pelas quais passei um ano em formação em Bolonha, Itália. Os gelados e sorvetes artesanais, o parfait teriaky, semifrio de nata com aroma de bolacha, e ainda o bashi ló, minipão de ló húmido envolvido em hóstia.

A gastronomia Portuense, influenciou de alguma maneira os seus pratos?

Existe uma ponte entre as duas culturas, partilhamos influências nos dois sentidos. Nós deixámos um património importante ao nível da gastronomia, como aquela espécie de pão de ló a que eles chamam Castella, a sua invenção deu-se graças aos portugueses.

Peças de Sushi
Decoração Subenshi Decoração Subenshi Local Subenshi
SOBRE
Conheça melhor o restaurante Subenshi

Subenshi abriu no Porto em março de 2018, numa casa dos anos 40 situada em plena Praça Parada Leitão. Num edifício antigo com vista para o jardim da Cordoaria serve-se sushi como manda a tradição e misturam-se sabores ocidentais e orientais. Ocupa dois pisos, com salas aconchegantes de tetos altos e trabalhados, com lareira e azulejos pintados à mão. É um edifício com muita classe e que tem muita história, segundo o proprietário Bernardo Embaixador, que decora os seus espaços sem ajuda de arquitetos.

O sushi tradicional e de fusão é o principal cartão de visita, dando especial atenção às entradas e aos gelados e sorvetes artesanais. O peixe é comprado fresco, aberto, cortado e congelado em azoto líquido para preservar a frescura e garantir a qualidade. A casa prima pela apresentação e pelo sabor das peças com diferentes texturas. E cada peça tem a sua personalidade.